Recentemente, a possibilidade do retorno do Volkswagen Gol como SUV, fabricado em Taubaté (SP), ganhou força. A informação não era completamente verdade, pois a marca irá, sim, fabricar um modelo do segmento de SUVs compactos, identificado como projeto A0 SUV ou VW246. De acordo com apuração do site AutoEsporte, o modelo chegará ao mercado em março de 2025.
O novo utilitário da Volkswagen será montado na plataforma MQB A0 e terá a mesma distância entre-eixos de, aproximadamente, 2,57metros de Polo e Nivus. Além disso, o novo SUV de entrada também terá a mesma estrutura da carroceria e estampas das portas laterais.
Novo SUV baseado em Polo e Tiguan terá diferentes calibragens para o motor
Inicialmente, o SUV de entrada da Volkswagen será equipado com motor 1.0 TSI turboflex de três cilindros e 12 válvulas. O modelo terá injeção direta de combustível sob o capô e estará disponível em duas calibrações distintas.
A primeira opção de calibração, chamada apenas de TSI, terá 109cv de potência quando abastecida com gasolina e 116cv, com etanol. O torque será de 16,8kgfm em conjunto com o já conhecido câmbio manual de cinco marchas MQ200 ou automático de seis velocidades – mesmo trem de força do Polo.
Já a opção 200 TSI terá 116cv com gasolina ou 128cv com etanol. O SUV baseado em Polo e Tiguan, nessa calibragem, será sempre equipado com câmbio automático de seis marchas (caixa AQ200) e terá 20,4kgfm.
Lista de equipamentos e design do SUV baseado em Polo e Tiguan
Mesmo sendo baseado em outros modelos da Volkswagen, o novo SUV terá para-choques, faróis, lanternas, grade, para-lamas, tampa do porta-malas e capô – com vincos elevados – inéditos. A expectativa é de que o veículo se pareça mais com a nova geração do Tiguan comercializado na Europa.
O SUV da Volkswagen baseado no Polo e Tiguan terá 4,10m de comprimento, 1,75m de largura e, aproximadamente, 1,60m de altura. O projeto VW246 compartilhará algumas peças que equipam outros modelos da marca, mas deve trazer novos elementos visuais no painel central e nas borrachas das portas laterais.
Entre os itens de série, o utilitário de entrada da Volkswagen terá:
- quadro de instrumentos digital de oito polegadas;
- central multimídia VW Play de 10 polegadas;
- volante multifuncional com ajuste de altura e distância;
- ar-condicionado;
- freio de estacionamento manual;
- quatro airbags;
- carregador de celular por indução.
Itens como frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa ou controle de cruzeiro adaptativo (ACC) não estão confirmados, até o momento. Na primeira fase, o projeto A0 SUV não será oferecido com motores híbridos.
A Volkswagen anunciou investimento total de R$ 1 bilhão para o projeto A0 SUV baseado no Polo e Tiguan. Objetivo da montadora é competir com Fiat Pulse e Renault Kardian. A expectativa é de que o modelo tenha preços na faixa de R$ 100 mil a R$ 130 mil.
Você pode conferir a projeção do portal Autoesporte aqui.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!