A Toyota fabrica uma das picapes mais vendidas do país: a Toyota Hilux. Mesmo partindo de R$ 219.090, em 2023, foram emplacadas 46.200 unidades do modelo e a marca pretende aumentar esse número ainda mais. Para isso, a montadora está registrando uma versão mais barata e voltada para o trabalho no Brasil.
Trata-se da Toyota Hilux Champ, opção ainda mais simplificada que a versão de chassi oferecida no país. Lançada primeiramente na Tailândia, a picape média é vendida entre 459 mil (R$ 63.500, aproximadamente) e 577 mil bahts tailandeses (R$ 80 mil), e teve algumas de suas peças registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Os registros feitos pela Toyota dão detalhes sobre componentes como o painel e o para-choque. Dessa forma, pode ser uma confirmação de que a picape virá ao Brasil.
Como é o motor da Hilux Champ da Toyota?
No país asiático, a Toyota Hilux Champ é oferecida com três opções de trem de força: motor 2.0 litros a gasolina (1TR-FE); 2.7 a gasolina (2TR-FE); e 2.4 litros turbodiesel (2GD-FTV).
O motor de 2.0 litros produz 139cv de potência e 18,66kgfm de torque. A opção de 2.7 litros gera 166cv e 24,98kgfm. Já o turbodiesel de 2.4 litros entrega 150cv e 34,97kgfm, permitindo uma capacidade de carga útil de 1 tonelada.
O motor básico da Toyota Hilux Champ é acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, enquanto as outras duas opções estão disponíveis com transmissão automática de seis velocidades. A picape média, na Tailândia, não tem opção 4WD, logo a potência é transmitida ao eixo traseiro.
Aparência da Toyota Hilux Champ
A picape média voltada para o trabalho é feita sobre a plataforma IMV e tem duas opções de comprimento: 4,97m e 5,30m. Por ser mais barata, a Hilux Champ é equipada com revestimento de plástico inspirado no Land Cruiser, peças de aço pretas, para-brisa plano e faróis halógenos (LEDs são opcionais).
A plataforma plana da Toyota Hilux Champ traz vários furos para parafusos, o que permite anexar diferentes tipos de acessórios personalizados com porcas e parafusos simples. Para dar opções, a Toyota compartilhou 100 fabricantes de peças para que o proprietário customize o modelo da forma que achar melhor.
No país asiático, a Toyota Hilux Champ para o trabalho vem com design de cabine único, duas portas e dois lugares. O interior segue o que é encontrado na carroceria, um acabamento simples. Sendo assim, não há sistema multimídia, mas apenas o painel de instrumentos. Além disso, a versão é equipada com dois porta-copos, tomada elétrica, vidros elétricos e compartimentos de armazenamento.
Por compartilhar componentes mecânicos com a Hilux convencional, a versão Champ pode ter sua chegada ao Brasil facilitada, já que a picape é montada na fábrica da Toyota na Argentina, onde a Hiace também é produzida.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!