A Volkswagen reviveu a Kombi com o modelo elétrico ID.Buzz, que acaba de ganhar uma versão esportiva. O modelo ganhou um motor a mais em relação às outras opções, foi redesenhado e teve o tempo de aceleração reduzido para garantir a sigla GTX, que acompanha os esportivos elétricos da VW.
A montadora já havia apostado em modelos elétricos esportivos com o ID.4 e ID.5 GTX lançados em 2021. Recentemente, foi apresentado o ID.3 GTX e o ID.7 GTX Tourer. O lançamento, além de expandir a categoria de EVs, será a Kombi mais potente da história.
Kombi esportiva terá dois motores
A Volkswagen ID.Buzz GTX terá o mesmo propulsor do ID.7 GTX, que combina dois motores elétricos para cada eixo. Em conjunto, os motores entregam 340cv de potência e tração integral. A Kombi esportiva poderá ir de 0 a 100km/h em apenas 6,5 segundos e terá velocidade máxima limitada eletronicamente de 160km/h.
Os interessados no modelo poderão escolher entre duas opções de distância entre-eixos. A de distância menor é equipada com bateria de 79kWh, já a maior terá um alimentador com 86kWh. A bateria básica leva, aproximadamente, 25 minutos para carregar de 10% a 80% em estações de carregamento rápido DC com até 185kW. Já a maior levará menos de 30 minutos em 200kW.
Por ter potência maior e tração integral, a Volkswagen Kombi esportiva poderá rebocar mais peso. A opção de distância entre-eixos padrão poderá carregar 1.800 quilos e cinco pessoas em duas fileiras ou seis passageiros em três fileiras, enquanto com entre-eixos alongado poderá carregar 1.600 quilos, por ter peso maior, e levar sete pessoas em três fileiras.
Kombi esportiva terá visual repaginado
Os modelos GTX da VW ganham uma série de ajustes, por isso a Kombi esportiva não ficará de fora. A Volkswagen ID.Buzz GTX terá seu para-choque remodelado, uma grade em forma de colmeia e rodas padrão exclusivas de 19 polegadas – serão ofertados ainda dois conjuntos opcionais de ligas novas de 21 polegadas.
O destaque fica para a nova cor Cherry Red (vermelho cereja), que estará disponível sozinha ou combinada em prata para dar efeito de dois tons. O modelo elétrico ainda contará com faróis inferiores em formato de bumerangue e forro de teto e assentos esportivos.
Em seu interior, a potente Kombi será equipada com tela sensível de 12,9 polegadas, novo head-up display opcional e controles deslizantes para o ar-condicionado e controle do volume. Caso o comprador opte pela versão com entre-eixos longo, ele poderá ter, com custo extra, o maior teto solar panorâmico da marca.
A Volkswagen Kombi esportiva será entregue no segundo semestre deste ano na Europa. Já nos Estados Unidos, a Volkswagen ID.Buzz será vendida com o mesmo conjunto mecânico e tração nas quatro rodas, mas sem a sigla e enfeites GTX. A montadora ainda não deu indícios de que trará o modelo para o Brasil.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!