O mercado brasileiro está caído de amores pelas picapes. E, isso, em todos os segmentos, desde as compactas até as grandes. A Chevrolet Silverado está nesse último patamar, competindo diretamente com caminhonetes como Ram 1500 e Ford F-150, todas com comprimento na casa dos 6 metros com preços superiores a meio milhão de Reais.
No Brasil, a Chevrolet Silverado foi a última desse trio a desembarcar. Em relação às rivais, o diferencial dela é a conectividade de última geração, capitaneada pela central multimídia que o fabricante chama de My Link. O equipamento tem tela de 13,4 polegadas com Google Built-in, que agrega o Google Assistant, Google Maps e Google Play diretamente pela conta do condutor, por meio de nuvem, sem necessidade de celular para pareamento.
O equipamento tem Spotify, podcasts de notícias- Wi-Fi nativo e ainda permite conectar Alexa da casa do proprietário. Contudo, a conexão é gratuita somente durante os primeiros 12 meses: depois, é cobrada uma mensalidade. De qualquer modo, se o comprador não quiser pagar, pode conectar as plataformas Android Auto e Apple Car Play sem necessidade de fio. Há um "modo manobrista”, que bloqueia o acesso de terceiros a configurações e dados pessoais do motorista.
Carregador de celular por indução, sistema OnStar com chamada telefônica automática em caso de acidente e sistema de áudio da marca Bose, com sete alto-falantes, complementam o sistema de infotenimento. Também não falta câmera de ré, com o detalhe interessante que o retrovisor interno pode virar uma câmera e visão 360º.
Interior da Chevrolet Silverado
Independentemente das tecnologias de conectividade, o interior da Chevrolet Silverado é sofisticado, à altura do que se espera nesse segmento: vale lembrar que a única versão trazida ao Brasil é a High Country, top de linha na América do Norte. Os revestimentos internos incluem imitação de madeira, apliques metalizados, superfícies emborrachas no painel e nas portas e muito couro.
Os bancos dianteiros são enormes, naquele padrão para acomodar bem os corpulentos consumidores estadunidenses, e têm aquecimento e ventilação. O motorista conta não só com os ajustes elétricos da poltrona, mas também no volante, em altura e distância. A instrumentação, claro, é totalmente digital, com tela, de 12,3 polegadas configurável e bem completa.
Outra coisa que chama atenção a bordo é a quantidade de nichos para pequenos objetos: o maior deles, entre os bancos dianteiros, embaixo do apoio de braço, é enorme e traz entradas USB, USB-C e tomada de energia elétrica, além de uma divisória móvel. Há mais dois pares de entradas USB, além de diversos porta-copos.
O banco traseiro da Chevrolet Silverado é igualmente espaçoso e acomoda confortavelmente três ocupantes, mas o assento, muito baixo, não apoia bem as pernas (mal típico de caminhonete). Por outro lado, é possível rebatê-lo para transportar grandes objetos a bordo. Ali, o assoalho é quase plano e há saídas de ar dedicadas para a turma do fundão. Sob o assento e atrás do encosto há mais porta-objetos, totalizando 34 litros.
Motor V8 dá conta do recado (e com folga)
Motor da Chevrolet Silverado é um V8 5.3 a gasolina, com injeção direta, mas ainda com comandos no bloco (a Ford F-150, por exemplo, tem comandos no cabeçote, solução mais atual). Ele desenvolve 360cv de potência e 52,9kgfm de torque, valores inferiores aos das duas concorrentes diretas. O conjunto mecânico inclui ainda câmbio automático de 10 marchas com paddle-shifts para trocas sequenciais no volante: raridade em carros da marca, que costumam trazer os incômodos botõezinhos na alavanca.
Apesar de ser menos potente que as concorrentes, a Chevrolet Silverado tem desempenho muito bom para uma picape de porte tão grande. Ela é surpreendentemente ágil no trânsito urbano e, na estrada, esbanja fôlego em ultrapassagens. O motor é bem-casado com o câmbio e faz trocas suaves e oportunas. O isolamento acústico é bom, mantendo o (ótimo) ronco do V8 em volume baixo.
Para uma picape tão grande e pesada, estabilidade da Chevrolet Silverado é até boa, mas longe de se comparar à de um automóvel. É que a suspensão, com braços triangulares sobrepostos na dianteira e eixo rígido com feixes de molas na traseira tem acerto suave, voltado ao conforto. E certas situações, o conjunto até transmite aquela sensação de pula-pula, mas isso é típico de picapes construídas sobre chassi. Já os freios, com discos ventilados nas quatro rodas, estão à altura da performance em linha reta.
No trânsito urbano, um paquiderme na jaula
A direção elétrica é firme em alta velocidade e muito leve em manobras. Ainda assim, estacionar a Chevrolet Silverado em vagas convencionais é tarefa difícil - ou até impossível mesmo. A picape, literalmente, não cabe em vários dos espaços disponíveis. Portanto, as grandes cidades não são os locais mais apropriados para ela. Em alguns aspectos, o modelo chega a lembrar um caminhão, inclusive na altura: o motorista vê as picapes médias, como a S10, de cima.
Até o retrovisor, de tão grande e protuberante, chega a ser inconveniente: em faixas mais apertadas, a peça bloqueia a passagem de motoboys. Durante o teste, ele sofreu alguns impactos nesse tipo de situação (e, felizmente, resistiu a eles). Outro problema é que os componentes vibram bastante e fazem barulho quando o veículo transita em pisos malconservados, causando incômodo. Já o interno pode funcionar como espelho, convencional, ou transmitir imagens de uma câmera, com maior com de visão.
Ainda assim, a picape se sente à vontade em estradas rurais. Caso a via não disponha de pavimentação, tudo bem: a Chevrolet Silverado tem tração 4x4 com reduzida, com acionamento eletrônico. O vão livre do solo, de 25,9cm, é generoso, mas a enorme distância entre eixos de 3,74m (mais que o comprimento de um Fiat Mobi) prejudica o ângulo central, caso o motorista queira praticar um off-road mais pesado.
Consumo da Chevrolet Silverado
Nas mãos do VRUM, a Chevrolet Silverado cravou 5,5km/l na cidade e 7,7km/l na estrada: números próximos aos que constam no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro (veja-os na ficha técnica).
Caçamba da Chevrolet Silverado
Uma picape de meio milhão dificilmente será usada para trabalho. Mas, se algum dono da Chevrolet Silverado fizer isso, terá à disposição a maior caçamba entre as caminhonetes à venda no Brasil, com 1.781 litros. Porém, não poderá carregá-la demais, já que o peso máximo que o modelo pode transportar é de apenas 716kg. Mas isso é comum nas picapes do gênero, que se destacam mesmo é pela capacidade de reboque: no caso, esse limite é de 4.128 kg.
O compartimento de carga tem em tampa com abertura e fechamento elétricos, iluminação, tomada 220V, protetor e 12 ganchos para amarração de carga. Não há uma escadinha para acessar a caçamba, como a F-150, mas dois degraus no para-choque traseiro permitem fazer isso sem dificuldade: solução simples e eficaz. Os estribos laterais, que são retráteis, também podem se mover para permitir acesso pelos flancos. Há ainda uma capota marítima, mas convencional, sendo que, nesse segmento, seria bem-vindo um sistema de acionamento elétrico.
Picape-ostentação
O preço da Chevrolet Silverado High Country é de R$ 529.900: tão superlativo quanto as dimensões da carroceria, portanto. Assim, não é uma opção racional de compra, e sim uma picape de luxo para fãs endinheirados de veículos desse gênero. Quem quiser (e puder) comprar terá uma caminhonete sofisticada e competente em mãos: só não deve se esquecer de verificar a garagem pra ter certeza que ela comportará o modelo antes de fechar o negócio.
Equipamentos da Chevrolet Silverado High Country 2024
DE SÉRIE | Teto solar e e janela do vidro traseiro com abertura elétrica; alertas de colisão e atropelamento dianteiro, com alerta vibratório no banco e frenagem autônoma; alertas de ponto cego e de tráfego cruzado em ré; assistentes de manutenção em faixa com correção, de estacionamento na traseira e de reboque; controlador adaptativo da velocidade de cruzeiro; controles eletrônicos de descida, de estabilidade e de tração; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); head-up display; chave presencial com partida por botão ou remota; quadro de instrumentos com tela, de 12,3 polegadas configurável; central multimídia My Link com tela de 13,4 polegadas, Google Built-in com Google Assistant, Google Maps e Google Play com Wi-Fi nativo e atualização remota, Android Auto e Apple Car Play; carregador de celular por indução; sistema OnStar com chamada automática em caso de acidente; câmeras de ré e para o retrovisor interno; sistema de áudio da marca Bose com sete alto-falantes; bancos revestidos em couro; bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação; coluna de direção com ajuste elétrico; e ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura. |
OPCIONAIS | Não há. |
Ficha técnica da Chevrolet Silverado
FICHA TÉCNICA* | Chevrolet Silverado High Country 2024 |
MOTOR | Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, com pistões de 96 mm de diâmetro e 92 mm de curso, 5.328cm³ de cilindrada, 16 válvulas e injeção direta, a gasolina |
POTÊNCIA | 360cv a 6.000rpm |
TORQUE | 52,9kgfm a 4.250rpm |
TRANSMISSÃO | Tração traseira ou 4×4, com reduzida, e câmbio automático de 10 marchas |
SUSPENSÃO | Dianteira, independente, com braços triangulares sobrepostos; e traseira com eixo rígido fixado e molas semielípticas |
RODAS/PNEUS | 20 polegadas (liga leve)/275/60 R20 |
DIREÇÃO | Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS |
CAPACIDADES | Tanque, 91 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 716 kg; reboque, 4.128 kg |
DIMENSÕES | Comprimento, 5,91m; largura, 2,06m; altura, 1,94m; distância entre-eixos, 3,74m; e altura em relação ao solo, 25,9cm |
CAÇAMBA | Volume, 1.781 litros |
PESO | 2.505 kg |
CONSUMO** | Cidade: 6 km/l Estrada: 7,2 km/l |
*Dados do fabricante; **Dados do Inmetro
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