O Chevrolet Spin 2025 não é novo por completo: em vez de ganhar uma nova geração, o modelo passou por uma reestilização. Ainda assim, as mudanças não são poucas. De acordo com o fabricante, 42% da carroceria passou por alterações, que não envolvem apenas as portas e a capota. No interior, painel e forros das portas foram reprojetados. Ali, há uma central multimídia com tela de 11 polegadas integrada aos instrumentos, que também são digitais, reunidos em uma tela de 8 polegadas.
Preços do novo Chevrolet Spin
A gama ficou mais enxuta e, agora, traz apenas quatro versões, uma vez que os pacotes Activ e LS deixaram o mercado. Apesar de a Chevrolet afirmar que o novo Spin posiciona-se em um patamar superior ao do Citroën C3 Aircross, o fato é que os valores de compra não se afastaram daqueles cobrados pelo único concorrente direto, que vão de R$112.990 até R$136.590. Confira os preços:
- Chevrolet Spin 2025 LT MT6 (5 lugares): R$ 119.990
- Chevrolet Spin 2025 LT AT6 (5 lugares): R$ 126.990
- Chevrolet Spin 2025 LTZ AT6 (7 lugares): R$ 137.990
- Chevrolet Spin 2025 Premier AT6 (7 lugares): R$ 144.990
Equipamentos do novo Chevrolet Spin
Além do novo equipamento multimídia, que inclui Wi-Fi nativo, atualização por nuvem, conexão sem fio com as plataformas AndroidAuto e Apple CarPlay, entradas USB dos tipos A e C e a concierge que a Chevrolet chama de OnStar, o destaque do Spin 2025 fica por conta dos itens de segurança. Há seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina, sendo que essas últimas se estendem até a terceira fileira de assentos) em todas as versões. A top de linha traz ainda recursos de auxílio à condução. Confira o conteúdo de toda a linha:
- LT MT6 (5 lugares): seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), alerta de não afivelamento dos cintos de segurança, faróis e lanternas em LED, central multimídia com tela de 11 polegadas e OnStar, câmera de ré, instrumentos digitais com tela personalizável de 11 polegadas, direção elétrica, ar-condicionado com comandos manuais, segunda fileira de assentos corrediça e rodas de aço de 15 polegadas com calotas;
- LT AT6 (5 lugares): todo o conteúdo da versão anterior, mais controlador da velocidade de cruzeiro e saídas de ar-condicionado para o banco traseiro;
- LTZ AT6 (7 lugares): todo o conteúdo da versão anterior, mais ar-condicionado digital, chave presencial com botão de partida, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, volante forrado em material que imita couro, bancos com forração híbrida, que mescla tecido e material que imita couro, computador de bordo e rodas de alumínio de 16 polegadas;
- Premier AT6 (7 lugares): todo o conteúdo da versão anterior, mais alertas de ponto cego, de mudança de faixa e de colisão, com frenagem automática de emergência, indicador de distância do carro à frente, carregador de celular por indução, bancos com forração que imita couro, grade com detalhes cromados e rodas de alumínio de 16 polegadas com acabamento usinado.
Motor
Sob o capô, o Chevrolet Spin 2025 segue com o motor 1.8 Família I, que está longe de ser novo. É verdade que a unidade passou por atualizações para se adequar à nova fase L8 do Proconve, que traça limites de emissões de poluentes mais severos a partir de 2025. Para isso, recebeu uma arquitetura eletrônica semelhante à do Tracker, com novos módulos e processador, resultando em capacidade duas vezes maior. Apesar disso, os números de potência e torque não mudaram: são 111cv e 17,7kgfm com etanol.
No mais, o modelo ganhou ainda uma reprogramação eletrônica no câmbio automático, que tem seis marchas (assim como o manual). A suspensão foi recalibrada e ficou 16mm mais alta, enquanto os eixos receberam bitolas mais largas. A direção elétrica também passou por um retrabalho e ficou mais direta.
Consumo do Chevrolet Spin 2025
De acordo com a Chevrolet, além de ter reduzido as emissões de poluentes, as modificações mecânicas deixaram o Spin 2025 até 11% mais econômico. Confira os números de consumo, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro:
- Consumo urbano: 10,5km/l (gasolina) e 7,4km/l (etanol);
- Consumo rodoviário: 13,4km/l (gasolina) e 9,3km/l (etanol).
Mercado
O Chevrolet Spin pode não despertar emoções, mas tem papel estratégico na gama da Chevrolet: as atualizações da linha 2025 visam justamente manter a competitividade no mercado. De acordo com o fabricante, é o produto com maior índice de fidelidade de clientes de toda a gama. O público consumidor é amplo: vai de frotistas, taxistas, órgãos governamentais e Pessoas com Deficiência (PcDs) até famílias. O modelo detém, sozinho, 1% das vendas do setor no país e, até o momento, totaliza mais de 350 mil unidades emplacadas.
Cores
O Chevrolet Spin 2025 chega às concessionárias nesta semana em seis cores, incluindo tonalidades metálicas em azul e verde, além das tradicionais branca, preta, prata e cinza.
*De Ibiúna (SP)
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas