A VW Kombi saiu de linha há 10 anos e muito se fala sobre um possível substituto para o modelo clássico. A Kia aparece como grande pretendente com o seu modelo Bongo, que vem ganhando espaço no mercado e acaba de chegar à linha 2025.
O veículo é simples e, por isso, pode rodar sem restrição no centro das cidades e conduzido com habilitação B. O Veículo Urbano de Carga (VUC) Kia Bongo ganhou uma série de novidades e terá seu preço, de R$ 174.990, mantido, caso o comprador opte por não ter ar-condicionado. Com o item acrescido, o lançamento sai por R$ 181.990.
Kia Bongo 2025 ganha atualizações no motor
O Kia Bongo 2025 teve seu propulsor atualizado com novo sistema de injeção eletrônica Common Rail (Bosch). O motor 2.5 litros é um quatro cilindros em linha com 16 válvulas e turbo diesel intercooler. O conjunto mecânico entrega potência de 130,5cv a 3.800rpm e torque de 26kgfm a 1.250rpm.
O lançamento da montadora sul-coreana tem a capacidade de transportar mercadorias em baú, carroceria metálica ou de madeira. Sua capacidade de carga chega a 1.811kg no chassi.
Além de trafegar em vias em que caminhões pesados são proibidos dentro dos centros urbanos, o Kia Bongo 2025 pode ser conduzido também em estradas de terra, por produtores agrícolas, por ter tração 4x4.
Novos equipamentos do Kia Bongo 2025
O Kia Bongo K2500 traz de série sistema de controle de estabilidade (ESC), alerta de frenagem de emergência (ESS), cintos de segurança de três pontos para o motorista e dois assentos para passageiros, pensados para empresas que atuam no transporte de cargas. De série, o utilitário ainda ganhou faróis de neblina com lâmpadas halógenas e para-brisa degradê.
A linha 2025 do Kia Bongo traz também freios ABS, chave com abertura remota das portas e alerta de aviltamento do cinto de segurança do motorista. Na parte de fora do VUC, há repetidores de seta nas portas e luzes de condução diurna (DRL).
O Kia Bongo 4x4 ainda conta com computador de bordo capaz de indicar o nível de ureia e comandos no volante. Os bancos do modelo de carga são revestidos com tecido sintético. O modelo tem garantia de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas