A Nissan renovará seu portfólio de veículos mundialmente com 30 lançamentos programados para os próximos três anos, com o plano de negócios “The Arc”. Entre os lançamentos está uma picape feita em parceria com a Renault, modelo que deve chegar ao mercado para ser concorrente da Fiat Toro.
O projeto da montadora japonesa é lançar, em mercados do mundo todo, 16 modelos híbridos e elétricos e 14 movidos a gasolina, sem eletrificação. O The Arc será o sucessor do plano Next, que se encerra na próxima semana, e será uma ligação com o Ambition 2030.
Como será a futura picape da Nissan?
A picape da Nissan feita em parceria com a Renaul é baseada no projeto Niagara Concept. O modelo será uma caminhonete intermediária, brigando por espaço no mercado com a Fiat Toro, e aproveitará a base da próxima geração da Oroch.
Sobre o modelo, o presidente da Nissan Argentina, Ricardo Flammini, disse no ano passado que será uma picape de meia tonelada de capacidade de carga. Em comparação, a irmã do conceito, a Nissan Frontier tem capacidade de carga de uma tonelada.
Flammini ainda disse que a rival da Toro será feita na Argentina, mas não deu mais informações: “É uma picape a ser produzida em algum momento em Córdoba, embora eu ainda não possa dar uma data ou quantidade”.
O representante confirmou o modelo para o mercado brasileiro, o qual ele considera muito forte: “Já existem concorrentes nesse segmento. Onde eles vendem mais é no Brasil. O mercado de picapes compactas é enorme, maior do que o mercado de picapes médias. Isso nos daria uma enorme fonte de exportação que nos permitiria jogar com o restante da linha. Esse modelo seria exportado muito mais do que o que seria consumido na Argentina. Setenta por cento das exportações desse modelo serão para o Brasil“.
Nissan prepara outros lançamentos por aqui além da picape
O projeto agrega a América Latina como um todo, não é especificado para determinados países. Por aqui, a marca japonesa planeja lançar também um subcompacto elétrico no segmento A – de veículos pequenos –, também feito em parceria com a Renault. Dessa forma, o mercado latino pode receber a versão da Nissan do Kwid E-Tech.
Além da picape, a montadora japonesa pretende reduzir os custos dos elétricos em 30% em comparação com o atual Ariya e planeja ter a mesma proporção de carros a combustão e de EVs até 2030. A Nissan ainda trabalha em baterias de lítio, manganês e cobalto (NCM) atualizadas com carregamento mais rápido em 50% e densidade de energia 50% melhor.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!