Se você acompanha o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA de 2024, fique ligado, pois tem novidade na competição. Nesta semana, a Peugeot apresentou o Hypercar 9X8, que traz novos contornos e pintura diferenciada. O WEC começou no início deste mês e terá uma de suas etapas realizada no Brasil, onde o Peugeot 9X8 poderá ser visto de perto.
O Peugeot 9X8 registrou importante participação na primeira temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, com bom desempenho em Le Mans, terceiro lugar em Monza e uma primeira corrida de 2024 na vanguarda em Losail.
De acordo com a marca, agora o Peugeot 9X8 recebeu atualizações importantes para competir pela liderança do WEC em 2024, em uma categoria de hipercarros que tem nove fabricantes e 19 protótipos.
Em sua primeira versão, o PEUGEOT 9X8 foi projetado de acordo com especificações que atendiam aos regulamentos técnicos estabelecidos para 2020/2021. No entanto, entre sua fase de projeto e sua estreia na competição em 2022, os regulamentos evoluíram, liberando novas áreas de desempenho e certos parâmetros de projeto foram revisados para aproveitá-los ao máximo e atingir os ambiciosos objetivos estabelecidos pela Equipe Peugeot TotalEnergies.
“Sabemos que a competição será ainda mais difícil, mas nossa equipe trabalhou muito para desenvolver um Peugeot 9X8 Evolution 2024 que reflete perfeitamente os valores da marca. A energia e o trabalho árduo da equipe Peugeot TotalEnergies são inestimáveis. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa nova era das corridas de resistência e queremos deixar nossa marca nela”, afirmou Linda Jackson, CEO da Peugeot.
Sistema híbrido que sobra potência
O Peugeot 9X8 é equipado com sistema híbrido, que conta com um motor V6 2.6 litros, biturbo, de 680cv, e outro elétrico no eixo dianteiro, de 272cv, O hipercarro traz ainda uma bateria de alta tensão (900V). E se você quiser acompanhar a estreia do Peugeot 9X8 2024, ela acontecerá nas 6 Horas de Ímola, na Itália, em 21 de abril.
A equipe Peugeot TotalEnergies participa do WEC 2024 com os pilotos Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Eric Vergne no Peugeot 9X8 93. Já os pilotos Paul Di Resta, Loïc Duval e Stoffel Vandoorne conduzem o carro 94.
A versão 2023 do Peugeot 9X8 encerrou sua trajetória na primeira etapa da competição, durante os 1.812 quilômetros do Catar, que ocorreu no último dia 2. Foi uma história de 30.970 quilômetros de distância percorrida em competições no período de um ano.
No Brasil, o Peugeot 9X8 poderá ser visto de perto entre os dias 12 e 14 de julho, durante as 6 Horas de São Paulo, no Autódromo de Interlagos.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e DailyMotion: lançamentos, testes e dicas