Para cumprir a promessa de zerar emissões de carbono até 2050, a companhia multinacional petrolífera Shell informa que vai fechar mil postos de combustível até o fim de 2025. Este número representa uma redução de aproximadamente 8% em todos os postos de abastecimento com a bandeira da marca.
Porém, a medida não significa o fim da atuação da empresa nestes locais. Na realidade, os antigos postos de combustíveis serão substituídos por pontos de recarga para carros elétricos. O foco é quadruplicar o número de eletropostos próprios da Shell em todo o mundo, mais especificamente na China e na Europa.
Medida pretende ampliar acesso aos carregadores
De acordo com o relatório, o foco das instalações serão os carregadores públicos. O objetivo é torná-los mais potentes, para garantir recargas mais rápidas. “Estamos nos concentrando na cobrança pública, em vez da cobrança doméstica, porque acreditamos que será mais necessária para nossos clientes", afirma multinacional.
Esse desejo já vem sendo manifestado pela Shell no decorrer dos últimos anos. Em setembro do ano passado, em parceria com a BYD, foi inaugurada a maior estação de recarga de veículos elétricos do mundo, localizada em Shenzhen, na China.
Equipado com 258 pontos de carregamento com capacidade de gerar 300 mil kWh, o local é mais um dos cerca de 800 eletropostos da petrolífera espalhados pelo país. Além destes, a BYD e a Shell pretendem instalar 275 mil pontos de carregamento em todo o mundo e criar soluções para a recarga doméstica e carregamento avançado.
No Brasil, o programa Shell Recharge teve início em junho de 2022, representado pela Raízen. Atualmente, a rede conta com 35 estações de recarga de carros elétricos espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, com previsão de expansão para o Centro-Oeste e outras regiões do país.
As estações Shell Recharge brasileiras podem recarregar as baterias de carros elétricos em até 35 minutos, com pagamento feito por aplicativo ou cartão de crédito.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!