Nesta semana, a Chevrolet revelou as primeiras imagens da nova S10: a caminhonete chegará à linha 2025 com uma reestilização, interior reprojetado e alguns aperfeiçoamentos mecânicos, sendo o mais relevante deles a introdução de um câmbio automático de oito marchas. Trata-se de uma atualização bem-vinda, porém mais tímida que a aplicada, há cerca de dois anos, na Colorado, uma picape de porte similar vendida nos Estados Unidos.
Neste ponto, vale lembrar que a atual Chevrolet S10 tem muito em comum com a segunda geração da caminhonete Colorado: ambas compartilham não apenas o chassi, como a maioria das chapas de estamparia, incluindo aí toda a seção central, onde fica o habitáculo. Ocorre que, na linha 2023, a caminhonete estadunidense ganhou uma nova geração, que ainda está à frente da similar nacional.
O VRUM compara a picape nacional com a "irmã" produzida na América do Norte e aponta as principais diferenças entre elas. Confira!
Nova Chevrolet S10 lembra a Colorado, mas é diferente
Visualmente, a nova Chevrolet S10 lembra, não por acaso, a Colorado. Isso, porque ambas as caminhonetes têm alguns elementos de design parecidos. É o caso, por exemplo, dos faróis afilados e afixados em posição elevada, da trama da grade dianteira e até das duas elevações no capô. Na traseira, a tampa da caçamba, com o nome do fabricante escrito por extenso, e a disposição das luzes das lanternas também se assemelham.
Entretanto, cabe destacar que, apesar dessas similaridades, as duas picapes têm carrocerias distintas. É que, enquanto a similar estrangeira exibe uma carroceria completamente reprojetada, com todos os componentes distintos, o modelo nacional passou apenas por uma reestilização. Assim, Chevrolet S10 é nova apenas na dianteira e na traseira, já que mantém as laterais inalteradas.
Interior: Colorado supera a nova Chevrolet S10?
No interior, novamente, as duas caminhonetes da Chevrolet se parecem, mas não siguais: o principal elemento comum tanto à nova S10 quanto à Colorado são os instrumentos digitais, que se integram à central multimídia, como ocorre no Spin 2025. Outras semelhanças estão no volante, na alavanca do câmbio e nos difusores de ar centrais do painel, embora os laterais tenham formato bastante distinto.
Um olhar mais atento, porém, logo percebe que o formato do painel é diferente em cada uma das picapes. O modelo nacional também traz distinções nos comandos do ar-condicionado e nas maçanetas internas das portas, que não mudaram em relação à gama atual. De qualquer modo, internamente a nova Chevrolet S10 parece ter evoluído bastante e se aproximado, ainda que sem se igualar, à Colorado: só ela traz, por exemplo, freio de estacionamento elétrico.
Mecânicas bastante distintas
Sob o capô, a nova S10 e a Colorado se distanciam significativamente, e nem dá para culpar a Chevrolet: afinal, nesse caso, as diferenças se devem às especificidades de cada mercado. Enquanto a caminhonete nacional manterá o motor 2.8 turbodiesel, porém atualizado tanto para emitir menos poluentes quanto para desenvolver potência ligeiramente maior, a estrangeira utiliza uma unidade 2.7 turbo a gasolina, que desenvolve de 240cv a 314cv, dependendo da versão.
Entretanto, em um aspecto, a nova Chevrolet S10 vai se igualar à Colorado: no câmbio. Isso, porque a atual caixa de seis marchas será substituída por outra de oito velocidades, que já é adotada na América do Norte. Evidentemente, não faltará sistema de tração 4x4 com reduzida.
Já dirigimos a versão Z71 da Chevrolet S10: assista ao vídeo!
- Confira os vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!