Depois de ter sido flagrada na China, a inédita caminhonete híbrida da BYD apareceu nas primeiras fotos oficiais, ainda ostentando camuflagem pesada. Assim, as imagens revelam pouco sobre a picape, sendo que o fabricante também não adiantou quaisquer informações sobre ela. Os únicos elementos visíveis são os faróis em formato vertical, circundados por uma fita de LED, que lembram os da Ford F-150.
Apesar dessa semelhança, o caso é que a caminhonete híbrida da BYD tem porte menor que o da F-150: será concorrente direta de Ford Ranger, Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Assim como os demais modelos desse segmento, a picape de origem chinesa tem carroceria apoiada em chassi. Essa característica, aliás, também fica evidente nas fotos oficiais.
A BYD não revelou imagens do interior da nova caminhonete híbrida. Contudo, o flagra revela que ela terá central multimídia com tela giratória, item que equipa os demais modelos da marca. Outro recurso que deverá estar presente no modelo é um head-up display.
De acordo com informações extraoficiais reveladas na China, a mecânica híbrida da nova caminhonete da BYD mesclará um motor 1.5 turbo a gasolina, de 139cv, a outras duas unidades elétricas. Somados, os três propulsores entregam uma potência combinada de 490cv. Também não faltará tração nas quatro rodas.
Nova caminhonete híbrida da BYD está cotada para o Brasil
De acordo com a própria assessoria de comunicação, "a BYD não se manifestou" sobre a possibilidade de produzir a inédita caminhonete híbrida no Brasil. Neste ponto vale lembrar que a multinacional adquiriu as antigas instalações da Ford em Camaçari (BA), que estão fechadas desde 2021. Porém, tudo indica que a picape deverá, sim, passar por um processo de nacionalização.
Afinal, a BYD já anunciou que fabricará unicamente veículos elétricos e híbridos no complexo industrial baiano. Ademais, o segmento de picapes é um dos que mais cresce no país, e ainda por cima proporciona margens de lucro generosas para os fabricantes.
A dúvida é se a picape estará entre os quatro veículos que a empresa pretende produzir no país ainda em 2024 ou se a nacionalização ocorrerá em uma fase posterior. Caso a BYD pretenda ser pioneira na oferta de uma caminhonete híbrida no Brasil, deve se apressar: afinal, em 2025, a Hilux deve ganhar esse tipo de propulsão, só que combinada a um motor a diesel.
- Confira os vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion: lançamentos, dicas e testes!