A Toyota anunciou que expandirá a oferta de modelos eletrificados com o seu RAV4 na versão híbrida plugin. O SUV médio estará disponível nas concessionárias da marca ainda no mês de abril, por R$ 399.990.
Líder mundial em veículos eletrificados, com mais de 20 milhões de unidades comercializadas, a Toyota teve o Prius como seu primeiro modelo híbrido, lançado em 2013 no Brasil. A montadora aumenta seu catálogo com a chegada do RAV4 XSE Plugin Hybri. Com acréscimos nos itens de segurança e nova central multimídia, a versão é a mais potente desenvolvida para o modelo.
Toyota RAV4 híbrido é equipado com três motores
A nova versão do SUV médio é equipada com conjunto Hybrid Dynamic Force, que une um motor a combustão 2.5 litros (185cv e torque de 22,7kgfm) com um propulsor elétrico dianteiro de 182cv e 27,5kgfm e outro traseiro de 54cv e 12,3kgfm.
Ao todo, o conjunto mecânico entrega potência combinada de 306cv, aliado à transmissão CVT. O Toyota RAV4 híbrido é capaz de ir de 0 a 100km/h em 6,0 segundos e sua autonomia no modo totalmente elétrico é de 55 quilômetros. O consumo médio divulgado para o veículo é de 35km/l na cidade e 30km/l em estradas.
O SUV médio terá quatro modos de direção para o sistema híbrido plugin:
- Modo Normal
- Modo ECO
- Modo EV (elétrico)
- Modo Sport
O modelo é equipado com carregador portátil convencional de 2,3kW e um WallBox de 7,4kW capaz de recarregar a bateria em 2h30. A tomada para carregamento está localizada no para-lama traseiro direito e conta com proteção térmica e luz que indica se a recarga está em andamento ou concluída.
Toyota RAV4 híbrido terá nova central multimídia e pacote de segurança recheado
O Toyota RAV4 híbrido em sua linha 2024 terá central multimídia de 10,5 polegadas, com Android Auto e Apple CaPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT de 12,3 polegadas e o modelo conta ainda com head-up display com informações de velocidade, TSS e reconhecimento de placa.
O RAV4 conta também com ar-condicionado digital de duas zonas, acionamento remoto pela chave da abertura e fechamento da tampa do porta-malas, além de espelhos retrovisores externos auto retráteis com ajustes elétricos, indicador de direção e sistema de aquecimento.
O pacote de segurança do modelo da Toyota conta com Assistência de Permanência de Faixa e Alerta de Oscilação (LTA, LDA e SWS). O sistema LTA traz câmera de reconhecimento frontal, radar e sensor de monitoramento de ponto cego (BSM) e Farol Alto Automático (AHB).
O Toyota Safety Sense do RAV4 híbrido conta com Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), que reconhece pedestres e ciclistas, com frenagem automática de emergência. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) agora poderá ser ajustado em todas as velocidades, com reconhecimento de placas de trânsito e redução de velocidade em curvas.
A lista de segurança do modelo ainda inclui:
- Sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista;
- Controle de Estabilidade (VSC);
- Assistente de Partida em Rampa (HAC);
- Freios ABS com EBD;
- Assistência à Frenagem de Emergência (BAS);
- Luzes de Freio de Emergência (EBS);
- Dois pontos de ancoragem Isofix, com dois pontos de amarração superior;
- Controle de Tração (TRC).
A Toyota oferece cinco anos de garantia para seu modelo, com acréscimo de três anos para o sistema híbrido, ou 100 mil quilômetros rodados – o que vier primeiro. O Toyota RAV4 híbrido está disponível para aluguel, inicialmente, por meio da KINTO pelo serviço One Fleet, focado em gestão de frotas corporativas. Para saber mais acesse o link.
- Acompanhe o Vrum também no YouTube e Dailymotion para vídeos com informações, dicas e novidades sobre o mercado automotivo