Obrigatório em carros produzidos e comercializados no Brasil desde 2014, o sistema de freios com recurso antitravamento, conhecido como ABS, é um grande aliado na segurança dos motoristas.
Por isso, quando as luzes do painel indicam que há algum problema no sistema, os condutores tendem a ficar bastante receosos, temendo panes ou até mesmo falta de freios em situações de emergência.
O que significa o alerta? Há riscos para a segurança do motorista?
Se a luz dos freios ABS estiver acesa no painel do seu veículo significa que existe um problema com o sistema que evita o travamento das rodas no caso de uma frenagem brusca.
Para que isso ocorra, pode haver falhas na central eletrônica, desgaste de peças, baixo nível de óleo de freio, fios ou cabos rompidos e, até mesmo, mau contato nos sensores posicionados próximos às rodas do veículo.
Apesar disso, a boa notícia é que a luz acesa, mesmo que preocupe ao condutor, não indica um defeito no conjunto de freios do carro. Logo, o veículo freará normalmente, mas não terá a mesma eficiência da frenagem com o ABS.
De qualquer forma, é fundamental que o condutor atenda ao alerta de problemas no sistema e vá até uma oficina para averiguar a situação.
O que fazer caso a luz acenda e não seja possível dar manutenção?
Para confirmar o motivo do problema no sistema ABS é necessário mais que estar atento às luzes do painel e aos sinais físicos, como trepidação na direção do veículo.
Para fechar um diagnóstico, o carro deve passar por um scanner específico, pois, assim, será capaz de identificar o verdadeiro causador do alerta. Ou seja, será necessário investigar o problema, o que nem sempre é possível de imediato quando a luz acende.
Por isso, caso o alerta do ABS acenda no painel, a orientação é dirigir de maneira mais atenta e cautelosa que o normal, mantendo maior distância em relação ao veículo da frente e evitando ao máximo situações que demandem frenagens de emergência.
- Acompanhe o Vrum também no YouTube e Dailymotion