UAI
Elétricos

Hyundai Nexo: elétrico que 'purifica o ar' está em exposição no Brasil

Modelo que tem potência de 183cv e autonomia de 66 quilômetros está exposto em evento em Piracicaba (SP)

Publicidade
Veículo estará em exposição no Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono, em Piracicaba (SP)
Veículo estará em exposição no Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono, em Piracicaba (SP) Foto: Hyundai/Divulgação

A Hyundai apresentou pela primeira vez no Brasil o seu modelo Nexo. O veículo foi exposto durante o Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono, que termina hoje, em Piracicaba (SP).

O evento, além de apresentar o modelo movido a hidrogênio da fabricante coreana, reúne líderes do setor energético do transporte em 10 painéis de discussão. O seminário é gratuito e aberto ao público. Quem se interessar ainda pode fazer a inscrição pelo link.

Hyundai Nexo purifica ar enquanto roda

Hyundai Nexo branco está estacionado em frente a prédio cinza.
Hyundai Nexo é capaz de purificar o ar enquanto roda Foto: Hyundai/Divulgação

O modelo tem motor elétrico com potência de 183cv, alimentado por célula a combustível de hidrogênio. O SUV médio oferece autonomia de 66 quilômetros no ciclo WLTP e proporciona a purificação do ar durante a rodagem.

O Nexo traz faróis na altura da grade e luzes DRL afiladas na base do capô. Já as lanternas traseiras são iluminadas por LEDs. O SUV médio tem 4,67m de comprimento, 1,86m de largura e 2,79m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para levar 461 litros.

Além de carros de passeio, a Hyundai oferece soluções em hidrogênio para caminhões, ônibus, bondes, embarcações, geradores de energia e mobilidade avançada. O Hyundai Nexo faz parte da estratégia da marca de investir em toda a cadeia de valor do hidrogênio, desde a produção até o consumo final. A montadora pretende usar 100% de energia renovável em suas fábricas até 2045, e em suas subsidiárias até 2050.

A montadora já mencionou que pretende aplicar os planos no mercado brasileiro, com potencial de adotar inovações para seus modelos e na produção do hidrogênio. O presidente e CEO da Hyundai, Jaehoon Chang, disse em evento que “o hidrogênio limpo deve ser para todos, impulsionando tudo, e disponível em todos os lugares”.

Além de Nexo, seminário terá exposição de modelos de outras marcas

Toyota Mirai preto com detalhes em azul parado em chão amarelo com janelas de vidro ao fundo.
Além de Nexo, evento contará com apresentação de outros dois modelos da Toyota Foto: Toyota/Divulgação

O evento em Piracicaba conta também com estande da Toyota, que expõe dois modelos. Um deles é o Mirai, primeiro veículo a hidrogênio do mundo. O modelo, comercializado em larga escala, conta com baterias carregadas a partir da reação química entre hidrogênio e o oxigênio na célula de combustível (Fuel Cell Eletric Vehicle).

Outro carro apresentado no evento é o sedan Corolla Altis Hybrid, lançado em 2019. O modelo é o primeiro híbrido flex fabricado no Brasil e tem motor a combustão que pode ser abastecido com biocombustível (etanol) ou gasolina.