A Hyundai apresentou pela primeira vez no Brasil o seu modelo Nexo. O veículo foi exposto durante o Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono, que termina hoje, em Piracicaba (SP).
O evento, além de apresentar o modelo movido a hidrogênio da fabricante coreana, reúne líderes do setor energético do transporte em 10 painéis de discussão. O seminário é gratuito e aberto ao público. Quem se interessar ainda pode fazer a inscrição pelo link.
Hyundai Nexo purifica ar enquanto roda
O modelo tem motor elétrico com potência de 183cv, alimentado por célula a combustível de hidrogênio. O SUV médio oferece autonomia de 66 quilômetros no ciclo WLTP e proporciona a purificação do ar durante a rodagem.
O Nexo traz faróis na altura da grade e luzes DRL afiladas na base do capô. Já as lanternas traseiras são iluminadas por LEDs. O SUV médio tem 4,67m de comprimento, 1,86m de largura e 2,79m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para levar 461 litros.
Além de carros de passeio, a Hyundai oferece soluções em hidrogênio para caminhões, ônibus, bondes, embarcações, geradores de energia e mobilidade avançada. O Hyundai Nexo faz parte da estratégia da marca de investir em toda a cadeia de valor do hidrogênio, desde a produção até o consumo final. A montadora pretende usar 100% de energia renovável em suas fábricas até 2045, e em suas subsidiárias até 2050.
A montadora já mencionou que pretende aplicar os planos no mercado brasileiro, com potencial de adotar inovações para seus modelos e na produção do hidrogênio. O presidente e CEO da Hyundai, Jaehoon Chang, disse em evento que “o hidrogênio limpo deve ser para todos, impulsionando tudo, e disponível em todos os lugares”.
Além de Nexo, seminário terá exposição de modelos de outras marcas
O evento em Piracicaba conta também com estande da Toyota, que expõe dois modelos. Um deles é o Mirai, primeiro veículo a hidrogênio do mundo. O modelo, comercializado em larga escala, conta com baterias carregadas a partir da reação química entre hidrogênio e o oxigênio na célula de combustível (Fuel Cell Eletric Vehicle).
Outro carro apresentado no evento é o sedan Corolla Altis Hybrid, lançado em 2019. O modelo é o primeiro híbrido flex fabricado no Brasil e tem motor a combustão que pode ser abastecido com biocombustível (etanol) ou gasolina.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!