As marcas chinesas já tiveram capítulos conturbados no Brasil: algumas delas, inclusive, como Lifan e Geely, simplesmente encerraram as operações no mercado local. Porém, nos últimos anos, as multinacionais daquele país parecem ter fincado o pé nas terras tupiniquins. BYD e GWM, por exemplo, devem inaugurar fábricas em Camaçari (BA) e Iracemápolis (SP), respectivamente, ainda em 2024. Não por acaso, tais empresas já planejam entrar em um segmento ainda inexplorado por elas: o de caminhonetes.
As picapes são a bola da vez do setor automobilístico, e isso tem uma explicação muito simples: demanda. Um levantamento da Chevrolet (que, por sua vez, acaba de lançar a S10 2025) revelou que, entre 2016 e 2022, a participação desses veículos no mercado brasileiro saltou de 12% para 17%. Assim esse segmento é o que apresenta o segundo maior crescimento no setor, atrás apenas dos SUVs. E a tendência de alta prossegue desde então.
Outro fator que faz com que as caminhonetes sejam vantajosas é a margem de lucro: nenhum fabricante divulga números desse tipo, mas vários deles confirmam que tais veículos propiciam maior faturamento por unidade comercializada do que hatches ou sedans. Como, apesar dos preços mais elevados, as vendas estão em alta, junta-se a fome (da indústria) à vontade de comer (dos consumidores).
Quais serão as novas caminhonetes chinesas?
Já deu para entender por quais razões as marcas chinesas estão investindo em caminhonetes, certo? O VRUM listou quais modelos essas empresas devem lançar no Brasil até o ano que vem. Confira!
1- JAC Hunter
A primeira das marcas chinesas a adentrar no segmento de caminhonetes no Brasil será a JAC Motors, que lançará a Hunter ainda em 2024. Faz tempo que o Grupo SHC, representante da multinacional no país, estuda importar a picape, cujo lançamento está, enfim, confirmado para o próximo mês de junho.
Por enquanto, o Grupo SHC ainda não revelou quaisquer informações técnicas sobre a JAC Hunter. Porém, o conjunto mecânico mais cotado para chegar ao país traz motor 2.0 turbodiesel de 170cv de potência e 41,8kgfm de torque, além de câmbio automático de oito marchas e tração 4x4. Posteriormente, a picape deve ganhar também uma versão 100% elétrica, que já existe na Ásia.
2- GWM Poer
A Great Wall Motors (GWM) já confirmou que um dos carros que ela produzirá no país será uma picape. Inicialmente, esperava-se que esse modelo seria lançado ainda neste ano, mas informações extraoficiais indicam que os planos mudaram: o primeiro produto nacional deverá ser o SUV Haval H6, já dotado de sistema híbrido-flex. A caminhonete, porém, não está descartada e chegará um pouco depois, em 2025.
Ao que tudo indica, a picape em questão é a Poer, que já existe no exterior. A configuração brasileira, contudo, deverá ganhar atualizações, inclusive no design. Quanto à mecânica, espera-se por um sistema híbrido-flex: no exterior, esse conjunto extrai 408cv e 76,5kgfm de um motor 2.0 turbo a gasolina e de duas outras unidades elétricas. Tal tipo de tecnologia de propulsão estará presente nas caminhonetes que ambas as marcas chinesas, GWM e BYD, produzirão no país.
3- Caminhonete da BYD
Recentemente, a BYD divulgou as primeiras imagens de uma picape ainda inédita em âmbito global. Nas fotos, a novidade ainda usa camuflagem pesada, mas flagras publicados anteriormente revelam que o visual lembra o da Ford F-150, com faróis em formato vertical, circundados por uma fita de LED. Na Ásia, o lançamento ocorrerá ainda em 2024, mas a produção no Brasil deverá começar já em 2025.
De acordo com informações extraoficiais reveladas na China, a terceira das novas caminhonetes de marcas chinesas terá mecânica híbrida: o sistema une um motor 1.5 turbo a gasolina, de 139cv, a outras duas unidades elétricas. Somados, os três propulsores entregam uma potência combinada de 490cv. Também não faltará tração nas quatro rodas.
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