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Carro elétrico

Regras encarecem significativamente a instalação de postos de recarga

Corpo de Bombeiros de SP divulga parecer técnico definindo estrutura necessária para instalar postos de recarga para carros elétricos

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Corpo de Bombeiros de São Paulo divulga parecer técnico para estrutura de recarga de carros elétricos
Corpo de Bombeiros de São Paulo divulga parecer técnico para estrutura de recarga de carros elétricos Foto: EPO/Divulgação

O Corpo de Bombeiros de São Paulo divulgou um parecer técnico, enviado para consulta pública, que trata da estrutura necessária para instalar estações de recarga de carros elétricos em vagas de garagem. A intenção é aumentar a segurança contra incêndio em baterias, mas as medidas certamente vão complicar a implementação dessa infraestrutura devido, principalmente, ao custo exorbitante.

Além de citar normas de instalação elétrica, o parecer técnico dos Bombeiros de São Paulo exige as seguintes medidas de segurança:

Estacionamento em área aberta

Corpo de Bombeiros de São Paulo divulga parecer técnico para estrutura de recarga de carros elétricos.
Em área descoberta, distância para as demais vagas deve ser de 5 metros Foto: Reprodução

  • Em área aberta, a vaga de estacionamento dotada de uma estação de recarga para carros elétricos precisa se distanciar em 5 metros em relação às vagas vizinhas;
  • Uma alternativa à condição acima é a instalação de paredes corta-fogo - medindo 1,60 metros de altura e 5m de comprimento (além de Tempo Requerido de Resistência ao Fogo de 60 minutos) - entre as vagas.

Corpo de Bombeiros de São Paulo divulga parecer técnico para estrutura de recarga de carros elétricos.
Parede corta-fogo pode ser usada como forma alternativa à distância de 5 metros em área descoberta Foto: Reprodução

Em subsolos, sobressolos e edifícios garagem

  • Em subsolos, sobressolos (acima do nível da rua) e edifícios garagem as estações de recarga devem ser protegidas por sistema de chuveiros automáticos em todo o pavimento, além de sistema de detecção de incêndio;
  • Outra alternativa é a vaga com carregador de carro elétrico ser separada das demais por parede corta-fogo - fechada até o teto e com 5m de comprimento (além de Tempo Requerido de Resistência ao Fogo de 90 minutos). Nesse caso, também é necessário adotar um sistema de detecção de incêndio associado a um chuveiro automático;

Corpo de Bombeiros de São Paulo divulga parecer técnico para estrutura de recarga de carros elétricos.
Sistema de chuveiros automáticos devem ser adotados em estacionamento coberto Foto: Reprodução

  • No caso dos sobressolos e edifícios garagem, os chuveiros podem ser dispensados caso o pavimento seja dotado de ventilação natural com abertura mínima de 50% em todas as fachadas;
  • No subsolo, será exigido sistema de ventilação mecânica e controle de fumaça em rotas de fuga.

Corpo de Bombeiros de São Paulo divulga parecer técnico para estrutura de recarga de carros elétricos.
Em garagens fechadas, parede corta-fogo deve ir até o teto Foto: Reprodução

Disposições gerais

  • Também fica vedada a instalação de vagas com carregadores de carros elétricos com leiaute em linha, onde um carro pode dificultar o acesso ao outro;
  • O carregador deve ter um ponto de desligamento a uma distância entre 20 e 40 metros;
  • As vagas deve possuir no mínimo dois extintores do tipo ABC;
  • A vaga com ponto de recarga de carro elétrico deve ter vigilância permanente.

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Vagas presas não podem ter pontos de recarga Foto: Reprodução

Por enquanto, o parecer técnico do Corpo de Bombeiros de São Paulo é uma consulta pública, sujeita a ser modificada por meio de sugestões. Caso não seja modificada, os locais que têm carregadores de carros elétricos terão o prazo de um ano para se adequarem a essas regras.