Por mais estranho que pareça, o Volkswagen up! de três rodas existe, funciona e está sendo vendido no mercado europeu pela marca de soluções para mobilidade urbana Geparda. A empresa transformou a carroceria do compacto alemão em um triciclo com design bastante curioso.
A "engenhoca" é equipada com duas rodas em posição normal e uma no centro do eixo traseiro, transformando as caixas de rodas em simples peças de decoração do "carro". Além disso, o triciclo tem motor com mais de 50cm³ e velocidade máxima superior a 50km/h.
Isso faz com que o Volkswagen up! da Geparda seja considerado um veículo da categoria L5 que, na legislação europeia, pode ser conduzido com carteira A1, ou seja, por motoristas a partir dos 16 anos.
Por isso, o triciclo diferentão pode ser considerado um rival do Citroën Ami, do Fiat Topolino e do Opel Rocks-e, que já estão disponíveis na Europa e podem ser conduzidos por menores de 18 anos.
O que o Volkswagen up! transformado pela Geparda traz?
O Volkswagen up! modificado, que tem capacidade de transporte para quatro ocupantes, é equipado com motor a gasolina de 999cm³ e potência máxima de 20,2cv. A tração do triciclo é dianteira e a transmissão é manual de cinco velocidades.
No que diz respeito à segurança, o modelo conta com freios ABS com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), sendo freio a disco na dianteira e tambor na traseira, e quatro airbags. A velocidade máxima é de 111km/h, o que o permite trafegar pelas rodovias legalmente.
Nas dimensões, o modelo que na versão comum já é menor que o brasileiro, ao ser transformado em triciclo pela Geparda fica ainda menor, com 3,60m de comprimento, 1,64m de largura, 1,48m de altura e peso de 1,3 tonelada.
O Volkswagen up! de três rodas já está disponível para vendas no site da empresa em duas versões, cujos preços vão de 18.750 euros à 18,9 mil euros, o equivalente a variação de R$ 101.980 a R$ 102.790, em conversão direta.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion