Com lançamento programado para o segundo semestre deste ano, o novo Peugeot 2008 segue em testes de rodagem, como mostram as fotos enviadas pelo leitor Bernardo Greco. A segunda geração deverá marcar a chegada da linha 2025. Totalmente reprojetado, o SUV se igualará ao similar europeu, cuja estreia ocorreu em 2019.
Tal qual aconteceu com a atual geração do hatch 208, o SUV da gama, que é justamente o novo 2008, passará a ser produzido na fábrica de El Palomar, na Argentina. Vale lembrar que os dois modelos compartilham a plataforma CMP, desenvolvida conjuntamente por Peugeot e Citroën e estendida a outras marcas após a formação do Grupo Stellantis.
De acordo com informações antecipadas pelo site Autos Segredos, o novo Peugeot 2008 será equipado com o já conhecido motor T200 do Grupo Stellantis. Trata-se de uma unidade de três cilindros com injeção direta de combustível e turbocompressor, que já equipa Fiat Pulse, Fastback e Strada, Citroën C3 Aircross e o já citado 208.
No hatch, ele desenvolve 125cv de potência com gasolina e 130cv com etanol, enquanto o torque é de 20,4kgfm com ambos os combustíveis. O câmbio, automático do tipo CVT, com simulação de sete marchas, também deverá equipar o novo Peugeot 2008.
Vale lembrar que a atual geração do modelo oferece motores 1.6, de aspiração natural ou turbocarregado, com potências entre 113cv e 173cv. Porém, ambos os propulsores deixarão o mercado brasileiro até o fim deste ano, devido à nova fase L8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que entra em vigor no próximo mês de janeiro.
Equipamentos do novo Peugeot 2008
A Peugeot ainda não revelou informações sobre os equipamentos do novo 2008. Porém, na linha 2025, o SUV deverá ganhar itens que já estão presentes no 208, entre os quais quadro de instrumentos com efeito 3D, câmera com visão em 360 graus e carregador de celular por indução.
Versão elétrica
A chegada das versões a combustão não deve tirar o e-2008, com propulsão elétrica, do mercado brasileiro. Esse modelo, que já é o da nova geração, seguirá sendo importado da França. Nesse caso, são 136cv e 26,5kgfm: a bateria permite um alcance de até 234km, no padrão do Inmetro.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!