UAI
Prejuízo

Seguro: saiba quando vale a pena (ou não) acionar o serviço

Entenda como funciona o sistema de seguros, o que é a franquia e quando é melhor arcar com os danos por conta própria

Publicidade
Em caso de acidentes graves, o seguro cobrirá valores maiores
Em caso de acidentes graves, o seguro cobrirá valores maiores Foto: Reprodução

No trânsito do cotidiano, é muito comum que motoristas lidem com pequenas colisões, atos de vandalismo e até mesmo acidentes de grande porte que geram danos ao veículo.

Nestas circunstâncias, pode surgir uma dúvida: vale a pena acionar o seguro? A depender do nível do dano e da forma como ocorreu o acidente, é mais vantajoso para o motorista arcar com o valor integral do prejuízo do que ativar o serviço das seguradoras. E por que isso acontece? 

 

É preciso começar do começo...

Carro elétrico Tesla danificado em acidente de trânsito
Grandes acidentes podem custar caro ao motorista Foto: Reprodução

Para entender como funciona o sistema de seguro veicular, é preciso conhecer os termos utilizados pelas seguradoras.

O primeiro deles é o chamado prêmio do seguro. Essa tarifa consiste no valor pago pelo proprietário para obter a cobertura sobre o bem segurado. Simplificando, é o valor pago para contratar o seguro, que pode ser mensal ou anual. 

Já a franquia é o valor a ser pago antes que a seguradora assuma os custos do sinistro. Ela é vantajosa para os motoristas em casos de acidentes em que o dano é superior ao valor pago.

Por exemplo, se a franquia do seguro é de R$ 1 mil e o custo do reparo é de R$ 3 mil, é melhor que o segurado pague a franquia e minimize o prejuízo.

Em qual situação é melhor recorrer à seguradora?

Acidente Paula Fernandes Land Rover branco capotado rodovia Castelo Branco São Paulo
Para danos de valor exacerbado é recomendável acionar o seguro Foto: Reprodução

Determinar se vale a pena acionar o seguro depende de uma análise cuidadosa do custo do reparo em relação ao valor da franquia.

Se o custo do conserto for maior que a franquia, acionar o seguro é uma opção vantajosa. Isso, pois proporciona uma cobertura mais extensa e reduz o impacto financeiro imediato sobre o segurado.

20120227200801490132a
Acidentes com danos a terceiros vale a pena acionar a seguradora Foto: Reprodução

No entanto, se o dano for relativamente pequeno e o custo do reparo estiver próximo ou abaixo do valor da franquia, pode ser mais vantajoso o segurado arcar com os custos do próprio bolso, evitando assim um possível aumento no prêmio do seguro no futuro pela perda do bônus.

Além disso, é importante considerar o histórico de sinistros do segurado. Acionar o seguro com frequência pode resultar em um aumento nas taxas de prêmio ou até mesmo na recusa de renovação do contrato.