De Londrina (PR) – Buscando ganhar mais relevância e maior participação no segmento de picapes médias, a Chevrolet acaba de apresentar a nova S10, que chega ao mercado com novidades no visual e no interior, além de trazer mais tecnologia.
Como grande destaque, a nova Chevrolet S10 teve a dianteira totalmente reestilizada, ganhando grade cromada na versão de topo e novo desenho do capô, com vincos mais marcantes. Os para-lamas também ganharam novo desenho, com ressaltos para deixá-los ainda mais encorpados e imponentes.
A partir da versão Z71, a Chevrolet S10 ganhou conjuntos ópticos full LED, rodas de liga leve de 18 polegadas com novos desenhos, estribos exclusivos para cada versão, o nome Chevrolet em relevo na tampa traseira e lanternas em LED.
No caso da Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pintados em preto; há lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto. Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo. Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados.
A tampa traseira ganhou abertura com auxílio elétrico, o que contribui para o fechamento mais leve, porém, o amortecedor a gás é vendido como acessório pelos concessionários, assim como a proteção de caçamba, que não é item de série nem na versão High Country, topo de linha da gama. Em contrapartida, a capota marítima é fornecida como item de série desde as primeiras versões.
Interior renovado
Por dentro, a nova Chevrolet S10 também ganhou um bom banho de loja. Destaque para o conceito de cockpit virtual que a Chevrolet vem aplicando em seus novos modelos, como a Spin. Trata-se de um conjunto de telas integradas, quadro de instrumentos de oito polegadas e a central multimídia com tela de 11 polegadas, configurável e com as conexões por Apple Carplay e Android Auto sem fio.
Além disso, o visual da nova Chevrolet S10 remete muito ao visual da Colorado, irmã gringa da picape média, com painel com três texturas. O volante é o mesmo da Silverado, mas com uma novidade: além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de distância. Além disso, desde a versão Z71, a S10 ganha partida por botão, item que ainda não existia na gama da picape média.
A nova Chevrolet S10 também ganhou novos bancos dianteiros com espumas de maior densidade, além de serem mais largos, favorecendo as pessoas mais corpulentas. Vale ressaltar que o banco do motorista ganhou ajustes elétricos.
A Chevrolet ainda equipou a S10 com placas acústicas adicionais nas portas, nas colunas, no teto e na parede corta-fogo para diminuir o ruído interno, o que tornou a picape bem mais silenciosa.
Mais tecnologia
A Chevrolet S10 chega ao mercado com carregador por indução e entradas USB tipo A e C na dianteira e na traseira. Além dos sistemas de auxílio à condução, como alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego, farol alto automático, iluminação full LED, volante com coluna de direção telescópica, chave presencial com partida por botão, tampa traseira com trava elétrica e sistema de alívio de peso. Além de um motor 2.8 litros turbodiesel de 207cv de potência e 52kgfm de torque, gerenciado por Inteligência Artificial (IA).
A Inteligência Artificial processa centenas de simulações e encontra a melhor condição de calibração do motor, contribuindo assim para maior eficiência e consumo: 9,5km/l, na cidade, e 11,4km/l, na estrada.
Atrelado ao motor Duramax, a Chevrolet S10 agora vem equipada com câmbio de oito velocidades, o mesmo que equipa a Colorado, porém, com uma calibração específica para o mercado brasileiro. As suspensões da picape também foram calibradas para proporcionar maior conforto aos ocupantes.
Nesta apresentação, tivemos um breve contato dirigindo a caminhonete em um pequeno circuito fechado off-road, onde foi possível ver que, aparentemente, as modificações melhoraram a dirigibilidade da picape. Porém, como o trajeto foi muito reduzido, não podemos cravar o quanto a nova Chevrolet S10 melhorou.
A picape já está em pré-venda e o lançamento oficial está marcado para maio. Até lá, os preços das versões são:
Z71: R$ 281.900
- Acabamentos e detalhes exclusivos Z71;
- Barra estendida;
- Controle de estabilidade e de tração
- "Easy Entry” – sensor de aproximação na chave;
- Rodas aro 18 polegadas;
- Seis airbags;
LTZ: R$ 292.800
- Tudo o que a Z71 oferece e mais:
- Alerta de colisão frontal;
- Alerta de saída de faixa;
- Frenagem automática de emergência;
- Ar-condicionado digital;
- Carregador de celular sem fio;
- Comandos remotos de motor e ar-condicionado;
- Banco do motorista com regulagem elétrica.
High Country: R$ 302.900
- Acrescenta:
- Alerta de ponto cego;
- Alerta de tráfego cruzado traseiro;
- Descansa braço traseiro;
- Acabamento interno e acessórios exclusivos, frisos e detalhes cromados.
(*) Jornalista viajou à convite da Chevrolet
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas