Será lançado nos Estados Unidos a nova geração do Toyota 4Runner, o SUV da picape Tacoma vendido por lá. O modelo em suas gerações anteriores tinha semelhanças com o Toyota SW4 no chassi, mas agora ganha novo design, mais recursos tecnológicos e diferenças em termos de desempenho.
Confira as mudanças no Toyota 4Runner
O Toyota 4Runner é equipado com motorização I-Force Max, um 2.4 turbo a gasolina auxiliado por um motor elétrico de 48cv, com potência combinada de 330cv e 64,3kgfm de torque. A opção sem o propulsor elétrico auxiliar entrega 282cv e 43kgfm. O 4Runner aposentou a antiga caixa de cinco velocidades e chega para a nova geração com câmbio automático de oito marchas.
O modelo terá também uma nova plataforma, a conhecida TNGA-F, que equipa outros veículos robustos da Toyota e é esperada para a nova geração do SW4. A arquitetura permite que o veículo tenha tração traseira, nas quatro rodas integralmente ou nas quatro rodas em tempo parcial.
Para o Toyota 4Runner, a fabricante optou por tração traseira com diferencial de deslizamento limitado. O modelo ainda terá versão 4x4 com caixa de transferência de duas velocidades controlada eletronicamente, além de controle ativo de tração. A barra estabilizadora na parte de trás do SUV poderá ser desconectada para aumentar a suspensão no off-road.
Toyota 4Runner terá diversas versões
A nova geração Toyota 4Runner terá nove versões: SR5, TRD Sport, TRD Off Road, TRD Sport Premium, TRD Off Road Premium, TRD Pro, Platinum, Limited e Trailhunter. Esta última, que existe também na Tacoma, ainda é equipada com pneus todo terreno de 33 polegadas, suspensão elevada, snorkel, barra de luz de 20 polegadas, placas de aço sob o para-choque e amortecedores forjados Old Man.
Em seu interior, o Toyota 4Runner será equipado com tela sensível ao toque de oito polegadas e painel de instrumentos digital de sete polegadas em suas versões mais simples. As opções mais caras terão monitores de até 14 polegadas.
A montadora também atualizou o pacote de segurança e o Toyota 4Runner será equipado com o Toyota Safety Sense 3.0. Entre os recursos está incluído detecção de pedestres, assistência de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito e assistência de farol alto.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!