Aproveitando seu estande na Expo Londrina, a Volkswagen apresentou seu novo hatch de entrada, o Polo Robust, versão voltada para o agronegócio, com preço sugerido de R$ 89.290.
Como principal característica e com o objetivo de ganhar espaço dentro do agro, o Polo Robust tem a suspensão ainda mais elevada do que a da versão Track, 10,5 milímetros na dianteira e 0,6 milímetros na traseira, visando o uso para o fora de estrada.
Em comparação com o Polo Track, a versão Robust ficou visivelmente mais alta e consideravelmente menos equipada. Não tem antena para rádio, não tem rádio, nem mesmo daqueles AM e FM das Brasilias antigas, e para completar, os tapetes são vendidos como acessório.
A Volkswagen preparou dois kits de acessórios para o possível comprador do Polo Robust:
O primeiro é voltado para a proteção e conservação do veículo, incluindo:
- Capas para banco em vinil;
- Revestimento para assoalho de borracha;
- Protetor da grade frontal (de uso exclusivo para trabalho no campo rural, como fazendas e usinas).
Além desses componentes, o segundo kit de acessórios acrescenta:
- Tapete de borracha no porta-malas;
- Engate para reboque.
Visual
Em termos práticos, por fora, o Volkswagen Polo Robust não varia tanto da versão Track. A versão traz rodas de aço com calotas em preto, maçanetas e retrovisores em preto, por força de lei, retrovisores com repetidores de seta, faróis com lâmpadas halógenas.
Por dentro, o Polo Robust deixa mais a desejar ainda, com ajustes manuais dos retrovisores, sem rádio e sem mordomias para o motorista e passageiros.
Os acionamentos dos vidros são elétricos na dianteira e por manivela na traseira. O hatch ainda oferece direção elétrica, airbags frontais e laterais, controles de tração e estabilidade, Isofix, freios ABS com EBD e assistente de partida em rampa.
Motorização
O Volkswagen Polo Robust tem o mesmo conjunto mecânico do irmão Track, com motor 1.0 aspirado que gera até 84cv de potência e 10,3kgfm de torque usando etanol (ou 77cv e 9,6kgfm abastecido com gasolina). A transmissão tem câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira.
A única diferença é o reforço nas suspensões, o que deixa o hatch mais apto para pegar uma estrada de terra.
Vale ressaltar que o Polo Robust será oferecido apenas na modalidade de vendas diretas, portanto, não será disponibilizada para o público em geral. Porém, com preço sugerido bem acima da versão Track, que hoje custa R$ 87.990.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas