UAI
Para o Agro

Polo Robust: VW faz a limpa em versão e vende mais caro que Polo Track

Modelo voltado para o agronegócio teve aumento do vão livre e recalibração de suspensão, mas só faltou tirar o volante e bancos da versão

Publicidade
Novo Polo Robust é voltado para o agronegócio
Novo Polo Robust é voltado para o agronegócio Foto: Vw/ Divulgação

Aproveitando seu estande na Expo Londrina, a Volkswagen apresentou seu novo hatch de entrada, o Polo Robust, versão voltada para o agronegócio, com preço sugerido de R$ 89.290.

Como principal característica e com o objetivo de ganhar espaço dentro do agro, o Polo Robust tem a suspensão ainda mais elevada do que a da versão Track, 10,5 milímetros na dianteira e 0,6 milímetros na traseira, visando o uso para o fora de estrada.

Polo Robust Cinza, de frente, em uma estrada de terra
Novo Polo Robust é voltado para o agronegócio Foto: Vw/ Divulgação

Em comparação com o Polo Track, a versão Robust ficou visivelmente mais alta e consideravelmente menos equipada. Não tem antena para rádio, não tem rádio, nem mesmo daqueles AM e FM das Brasilias antigas, e para completar, os tapetes são vendidos como acessório.

A Volkswagen preparou dois kits de acessórios para o possível comprador do Polo Robust:

O primeiro é voltado para a proteção e conservação do veículo, incluindo:

  • Capas para banco em vinil;
  • Revestimento para assoalho de borracha;
  • Protetor da grade frontal (de uso exclusivo para trabalho no campo rural, como fazendas e usinas).

Além desses componentes, o segundo kit de acessórios acrescenta:

  • Tapete de borracha no porta-malas;
  • Engate para reboque.

Volkswagen Robust é nova versão do hatch voltada para o agro.
Suspensão é ainda mais alta do que a do Polo Track Foto: Volkswagen/Divulgação

Visual

Em termos práticos, por fora, o Volkswagen Polo Robust não varia tanto da versão Track. A versão traz rodas de aço com calotas em preto, maçanetas e retrovisores em preto, por força de lei, retrovisores com repetidores de seta, faróis com lâmpadas halógenas.

Por dentro, o Polo Robust deixa mais a desejar ainda, com ajustes manuais dos retrovisores, sem rádio e sem mordomias para o motorista e passageiros.

Polo Robust, no interior, mostrando bancos diânteiros
Interior é parecido com o Polo Track, porém, com menos acessórios Foto: vw/ Divulgação

Os acionamentos dos vidros são elétricos na dianteira e por manivela na traseira. O hatch ainda oferece direção elétrica, airbags frontais e laterais, controles de tração e estabilidade, Isofix, freios ABS com EBD e assistente de partida em rampa.

Motorização

O Volkswagen Polo Robust tem o mesmo conjunto mecânico do irmão Track, com motor 1.0 aspirado que gera até 84cv de potência e 10,3kgfm de torque usando etanol (ou 77cv e 9,6kgfm abastecido com gasolina). A transmissão tem câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira.

A única diferença é o reforço nas suspensões, o que deixa o hatch mais apto para pegar uma estrada de terra.

Vale ressaltar que o Polo Robust será oferecido apenas na modalidade de vendas diretas, portanto, não será disponibilizada para o público em geral. Porém, com preço sugerido bem acima da versão Track, que hoje custa R$ 87.990.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas