UAI
Elétricos

GWM pode vender 'Fusca elétrico' após ganhar processo da Volkswagen

Modelo havia sido registrado em 2021, mas Volkswagen entrou com liminar com caráter de urgência para barrar o registro

Publicidade
VW entrou com liminar para barrar registro do modelo elétrico da GWM, mas perdeu o processo
VW entrou com liminar para barrar registro do modelo elétrico da GWM, mas perdeu o processo Foto: Ora/Divulgação

O Fusca saiu de linha mundialmente em 2019, e, desde então, sua volta em versão elétrica é discutida e isso pode acabar acontecendo por aqui. No entanto, não será a Volkswagen que produzirá o modelo icônico, mas, sim, a Great Wall Motors (GWM).

A montadora chinesa apresentou o Ora Punk Cat e o Ora Ballet Cat no Salão de Xangai, na China. Meses depois, a GWM registrou o veículo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), mas a Volkswagen, dona da patente do Fusca original, não gostou nem um pouco e entrou com uma liminar em caráter de urgência para anular a operação.

De acordo com a Volkswagen, os modelos da GWM são “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso país que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida“.

Interior do Ora Ballet Cat em rosa com detalhes brancos
GWM alega que não foi desleal em registrar elétrico, já que Fusca não é produzido desde o século passado Foto: Ora/Divulgação

O pedido de tutela foi concedido em fevereiro de 2023 e estava válido até o começo de março. A montadora chinesa conseguiu sua revogação com um agravo de instrumento, como informou o jornal O Globo.

Em sua defesa, a GWM disse que não existe concorrência desleal, já que o Fusca deixou de ser fabricado em 1996. Ainda assim, a montadora não nega a inspiração para seu elétrico e diz que “por óbvio que desde então os demais players trabalham em novos e aprimorados designs de automóveis, inclusive, considerando aquilo deixado de legado para o estado da técnica – e a fim de ser aproveitado e melhorado pela sociedade – pelas Autoras (VW do Brasil)”.

Diante da decisão favorável, a submarca Ora poderia lançar os modelos Punk Cat e Ballet Cat. No entanto, eles nunca foram cogitados para o mercado nacional.

Como é o Fusca elétrico da GWM

Traseira do Ora Ballet Cat rosa trafegando em via asfaltada com rio, ponte e prédios ao fundo
Modelo foi considerado o carro mais elegante voltado para mulheres Foto: Ora/Divulgação

O Ora Ballet Cat é o modelo oficial, já que o Punk Cat é apenas um protótipo. O modelo que seria comercializado tem formato oval de base plana, diferente do icônico formato redondo do Fusca da Volkswagen.

O veículo ganhou o título de “carro elegante para mulheres”, mas por motivos machistas. O Fusca elétrico apresenta o modo de condução “Lady Driving”, que configura o piloto automático para manter uma distância maior dos carros à frente. Além dele, há também o “Warm Man Mode”, feito para pessoas na época de menstruação.

O Fusca elétrico tem 4,40m de comprimento, 1,87m de largura, 1,63m de altura e 2,75m de distância entre-eixos. O motor elétrico entrega 173cv e alcança velocidade máxima de 155km/h. O modelo da GWM inspirado no Fusca é equipado com bateria de 50kWh e tem autonomia de 401 quilômetros no ciclo chinês CLTC. Mas há outra opção de 60,5kWh, que aumenta o alcance para 500 quilômetros.