A Toyota lançou uma nova versão para o SW4 na África do Sul. O SUV agora terá motorização híbrida leve e o mesmo sistema empregado na variante MHEV da picape Hilux vendida nos mercados europeus e da Oceania.
O modelo não teve atualizações em seu design, mas seu consumo será mais eficiente e ganhará em aspectos como aceleração, potência e eficiência. O SUV da marca japonesa estreará também em outros mercados – dessa forma, o Brasil pode ser incluído.
Confira as novidades do SW4 Híbrido leve
O SUV da Toyota terá o sistema MHEV equipado com gerador de partida de 48V, que gera 16cv de potência e 6,6kgfm de torque. A bateria é conectada ao motor 2.8 turbodiesel por uma correia de material durável e equipada com sensor de alavanca dupla.
A potência do propulsor a combustão continua a mesma, sendo 204cv e 50,9kfm de torque. O câmbio automático de seis marchas equipa toda a linha e também não é novidade. De acordo com a montadora, o sistema é capaz de melhorar a economia de combustível em 5%, além de reduzir ruído, vibração e aspereza ao mesmo tempo.
A tecnologia híbrida leve da nova versão do Toyota SW4 é capaz de auxiliar o motor a combustão em arrancadas ou em acelerações intensas. Para isso, a capacidade de tração do SUV é aumentada e reduz seu nível de emissões nocivas para a atmosfera ao diminuir a carga do propulsor. O conjunto híbrido é capaz também de alimentar os sistemas elétricos do veículo quando o motor a combustão é desligado ou ao ativar o sistema Start & Stop – como em congestionamentos ou semáforos.
O Toyota Fortuner, como é chamado na África do Sul, é equipado com sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de oito polegadas, sistema de som surround JBL com 11 alto-falantes, portas USB e estofamento revestido em couro. O sistema de segurança inclui o Safety Sense ADAS da montadora, que abrange sensores de estacionamento traseiro, câmera de 360 graus e um grande número de airbags.
Quando o SW4 híbrido leve chegará ao Brasil?
A nova versão do SUV chegará primeiro ao continente africano e deve ser apresentada junto à estreia da Hilux híbrida no mercado brasileiro. Os modelos serão os primeiros a combinar motorização turbodiesel com a tecnologia híbrido leve.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!