O grupo Honda anunciou nesta sexta-feira (19) investimentos de R$ 4,2 bilhões em sua fábrica de Itirapina, no interior de São Paulo, que terão como foco novas tecnologias e modelos de combustíveis híbridos. Esses investimentos serão feitos até 2030. Outra informação importante foi a confirmação do início da produção da nova geração do WR-V a partir do segundo semestre de 2025.
O anúncio foi feito durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. Representantes da empresa conversaram com jornalistas após o evento, ao lado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).
"Acabamos de anunciar um investimento, um segundo ciclo de investimento na nossa fábrica de Itirapina (SP), de R$ 4,2 bilhões focados em novas tecnologias, incluindo aí mais um modelo totalmente novo para o mercado brasileiro e também investimento forte em híbrido flex", afirmou o vice-presidente comercial da Honda no Brasil, Roberto Akiyama.
A empresa afirma ter como objetivo a expansão dos negócios por meio do lançamento da tecnologia híbrida-flex da Honda no mercado brasileiro, da produção local da nova geração de um SUV de entrada, além do aumento do volume de produção e geração de empregos no país.
O dirigente da empresa também explicou que os investimentos terão início neste ano e devem prosseguir até 2030. A Honda também vai iniciar na próxima segunda-feira (22) um segundo turno de produção em sua fábrica de Itirapina.
Novo WR-V será bem diferente
Outro anúncio importante feito pela Honda foi em relação ao início da produção da nova geração do WR-V a partir do segundo semestre de 2025. Atualmente, a marca tem em seu portfólio no Brasil oito modelos à venda e a chegada do novo SUV compacto ampliará a oferta.
Akiyama afirmou não poder dar mais detalhes sobre o WR-V, que será lançado no próximo ano, mas adiantou que o modelo fará a função de SUV de entrada da marca. Ele terá uma tecnologia exclusiva para o Brasil, considerando a utilização do etanol no país. No entanto, em termos de modelo, será compartilhado com outros países.
O WR-V já esteve presente no mercado brasileiro, mas saiu de linha no início de 2022. O modelo era derivado do monovolume Fit, que também foi descontinuado, e mais parecia um hatch aventureiro. Mas a nova geração chega com outro porte, mais robusto, e com visual compatível com os concorrentes do segmento de SUVs compactos. Será construído sobre a mesma plataforma do City Sedan e City Hatch.
As imagens da nova geração do Honda WR-V revelam linhas mais retas, com capô alto e plano, grade frontal ampla e com gomos e para-choque com skid plate destacado. Nas laterais, molduras nas caixas de rodas e elementos diferenciados na base das portas. A traseira traz lanternas horizontais interligadas por uma faixa que forma conjunto único na tampa do porta-malas.
A imagem do interior revela um painel simples, com instrumentos analógicos e uma pequena tela central para o computador de bordo. Já a central multimídia tem tela flutuante, provavelmente de 10 polegadas, com as devidas conexões para o smartphone. Volante multifuncional e ar-condicionado digital completam o interior, que parece ter muito plástico em seu acabamento.
Apesar de a Honda não confirmar detalhes sobre a nova geração do WR-V, em outros mercados o modelo é equipado com o motor 1.5 de 126cv e 15,8kgfm de torque máximo, o mesmo do City. O propulsor é associado ao câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas.
Novos produtos, mais empregos
A expectativa da Honda é que os novos investimentos gerem 1,7 mil empregos de maneira direta e outros 3,5 mil considerando toda a cadeia produtiva. A Honda também pretende elevar neste ano o número de veículos comercializados, para cerca de 100 mil unidades – foram 80 mil no ano passado.
"Considerando o cenário atual e políticas públicas de incentivo ao setor automotivo, como o MOVER, a Honda valoriza o etanol como um combustível de fonte natural, renovável e disponível em larga escala no Brasil, alinhado a uma economia de baixo carbono. Com esse anúncio, a Honda Automóveis do Brasil dará um passo importante rumo à diversificação de produtos eletrificados em seu portfólio, com a introdução de sua exclusiva tecnologia e:HEV flex no mercado brasileiro", informou a empresa, em nota. (Com FolhaPress)
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas