UAI
Deu saudade?

VW Passat: modelo fora de linha no Brasil segue vivo na China

Modelo vendido apenas na China será feito por meio da joint venture com a SAIC

Publicidade
Modelo saiu de circulação no Brasil em 2020, mas continua vivo no mercado chinês
Modelo saiu de circulação no Brasil em 2020, mas continua vivo no mercado chinês Foto: Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/Reprodução

A Volkswagen começou a venda do Passat no Brasil em 1974 e sua produção nacional se estendeu até 1988. O modelo retornou em 1994, quando foi importado da Alemanha, e manteve-se por aqui até 2020, quando deixou de ser comercializado. O VW Passat agora é vendido exclusivamente na China e ressurgiu em fotos que mostram detalhes de seu design.

Indo ao contrário dos mercados europeu e brasileiro, no país asiático há uma preferência maior por sedans, que dominam a tabela de vendas. Dessa forma, o VW Passat chega na carroceria campeã de vendas.

O modelo teve seu design exterior revelado em fotos do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. O sedan de quatro portas da Volkswagen traz o sobrenome "Pro”, que está gravado na porta traseira.

Como é o design do Volkswagen Passat

Esquemas que mostram todo o design do exterior do Volkswagen Passat Pro
Desenho do modelo chinês é semelhante à versão Variant europeia Foto: Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/Reprodução

A dianteira do modelo vendido exclusivamente na China é conhecida dos mercados europeus. O design é parecido com o Passat Variant do Velho Continente, que inclui os faróis estilo ID em LEDs interligados por friso horizontal que atravessa a grade. O para-choque é ofertado em duas versões, uma padrão e a outra de aparência esportiva.

O VW Passat traz diferentes tipos de pacotes de equipamentos, que podem variar o tamanho das rodas de liga leve, sendo ofertadas em 17, 18 e 19 polegadas. Na traseira, o Passat Pro é equipado com conjunto de lanternas em LED afiladas e interligadas por friso. O para-choque tem entradas decorativas e refletores no estilo Skoda. O sedan grande exclusivo da China mede 5,00m de comprimento, 1,85m de largura e 1,48m de altura e sua distância entre-eixos é de 2,87m.

O interior não foi revelado nas fotos, mas pode ser compartilhado com outro sedan chinês, o Magotan. Sendo assim, as versões de melhor acabamento do lançamento da Volkswagen poderão receber tela de infoentretenimento sensível ao toque de 12,9 polegadas.

VW Passat chinês terá duas opções de motor

Imagem chapada que dá detalhes da traseira do Passat Pro branco. Veículo está parado em chão cinza e fundo branco de tom escuro
Na China, modelo é ofertado com motor turbo 1.5 e 2.0 Foto: Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/Reprodução

Na Europa, o modelo era comercializado com motores a gasolina, diesel e híbrido plug-in. Para o mercado chinês, o VW Passat é equipado com propulsor turbo de 1.5 litro, que produz 160cv de potência, e motor turbo de 2.0 litros de 220cv.

  • Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!