De Ibiúna (SP) - Lançado no Brasil em março de 2021, já chegou a hora do Toyota Corolla Cross passar pela chamada reestilização de meia-vida, que marca a chegada da linha 2025. Em termos de estilo, as atualizações são sutis: concentram-se na grade dianteira, que ganhou uma trama com pequenos orifícios hexagonais. A partir das versões XRX, os faróis passaram por um rearranjo interno, com direito a iluminação em LED e efeito tridimensional nas setas, além de lanternas com luzes divididas em segmentos. No mais, há apenas rodas redesenhadas, com 18 polegadas a partir da configuração XRE.
A linha 2025 do Toyota Corolla Cross corrigiu um ponto fraco que, no passado, já foi muito criticado: o freio de estacionamento acionado por pedal. Agora, há um comando elétrico no console central.
Outros inconvenientes, porém, permanecem, entre os quais o silencioso do escapamento muito aparente, disfarçado com uma famigerada pintura preta. Também não foi dessa vez que o SUV trocou a simplória suspensão traseira por eixo de torção por um sistema multilink, presente no sedan da gama e também nos concorrentes Honda ZR-V, Jeep Compass e Volkswagen Taos.
Preços do Toyota Corolla Cross 2025
Nas versões híbridas, o Toyota Corolla Cross 2025 não sofreu aumento: os preços são os mesmos de antes. As configurações a combustão, porém, ficaram mais caras. Confira os valores de compra:
Versões do Corolla Cross e diferença de preços
VERSÃO |
LINHA 2025 |
LINHA 2024 |
XR (destinada a vendas diretas) | R$164.990 | R$162.590 |
XRE | R$178.590 | R$177.390 |
XRX | R$191.790 | R$190.290 |
GR-S | R$197.790 | R$196.290 |
HRV (híbrida) | R$202.690 | R$202.690 |
XRX (híbrida) | R$210.990 | R$210.990 |
Equipamentos do Toyota Corolla Cross 2025
Na lista de equipamentos, o SUV recebeu uma tela de 12,3 polegadas para os instrumentos, além de carregador de celular por indução, a partir da versão XRE. Outro item incorporado ao Toyota Corolla Cross na linha 2025 é o acionamento elétrico para abrir e fechar a tampa do porta-malas, com acionamento por movimento do pé, nas configurações XRX e GR-S.
Toda a gama também recebeu ainda controlador de velocidade adaptativo, mas o alerta de ponto cego continua restrito aos pacotes mais caros (no caso, XRV, XRX e GR-S). Essas configurações ainda passaram a oferecer ainda dois sensores de estacionamento dianteiros adicionais, elevando o total para quatro, e um sistema de auxílio à frenagem de estacionamento, voltado para balizas.
Motorização
Sob o capô, nada mudou no Toyota Corolla Cross 2025. Nas versões híbridas flex, permanece o conjunto capitaneado pelo motor 1.8 a combustão de ciclo Atkinson, capaz de entregar 101cv de potência com etanol e 98cv com gasolina, além de 14,5 kgfm de torque com ambos os combustíveis. Associado a ele, existem dois propulsores elétricos, que entregam de 72cv e 16,6 kgfm. A potência combinada é de 122cv.
Já nas versões puramente a combustão, o SUV perdeu potência e torque. Agora, são 175cv e 20,8kgfm com etanol, extraídos de um motor 2.0 flex: antes, eram 177cv e 21,4kgfm, sempre com etanol. Nesse ponto, cabe destacar que a Toyota não revelou os números do Corolla Cross 2025 com gasolina. Os dois tipos de motorização são associados a câmbios automáticos do tipo CVT, mas, com a mecânica 100% a combustão, a caixa simula 10 marchas e permite trocas sequenciais.
Consumo do Toyota Corolla Cross 2025
A Toyota só revelou o consumo das versões híbridas do Corolla Cross 2025. Nesse caso, são 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Já com etanol no tanque, o modelo roda 10,1 km/l no ciclo urbano e 12,5 km/l no rodoviário.
(*) Jornalista viajou a convite da Toyota do Brasil
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