A Mini divulgou informações oficiais sobre o seu novo modelo, o Aceman. Trata-se de um crossover totalmente elétrico que concorrerá no segmento de SUVs compactos. A apresentação do Mini Aceman acontece no Salão de Pequim, na China, país no qual o modelo também será produzido.
O novo produto da Mini é maior que o já conhecido Cooper e oferece uma cabine mais espaçosa sem sacrificar a agilidade do trânsito urbano. O Mini Aceman está cotado para ter alcance global, com suas vendas começando pela Europa e China.
Mini Aceman terá duas opções de motorização
O novo modelo da marca tem a mesma motorização do Cooper EV. Sendo assim, o Mini Aceman de entrada é equipado com propulsor elétrico único que oferece 184cv de potência e 29,5kgfm de torque. Sua bateria é de 40,7kWh e autonomia, no padrão WLTP, de 310 quilômetros.
Já a opção Mini Aceman SE tem motor mais potente, proporcionando 218cv e 33,6kgfm. A versão de topo do modelo é equipada com bateria de 54,2kWh e sua autonomia cresce para 406 quilômetros. Ambas as configurações enviam as potências para as rodas dianteiras. Também é esperado o acabamento JCW, que poderá oferecer refinamento de chassi e estilo. No entanto, não haverá melhorias para a potência.
Design do Mini Aceman esbanja carisma
O SUV compacto elétrico tem como base a identidade estética da montadora inglesa. Chamada de “Charismatic Simplicity” – Simplicidade Carismática, traduzido ao português –, ela é responsável por nortear o visual dos lançamentos da marca, combinando elementos clássicos dos modelos e traços modernos.
O Mini Aceman tem revestimento ao redor da carroceria em plástico preto, grade dianteira octagonal decorativa, já que a entrada inferior do para-choque fornece resfriamento para o interior do modelo. Os faróis trazem três modos diferentes para os gráficos de LED, semelhantes às lanternas em estilo pixel na parte de trás do veículo.
O Mini Aceman mede 4,07m de comprimento, 1,75m de largura e 1,49m de altura. Apesar das dimensões menores, sua cabine tem cinco lugares e seu porta-malas é capaz de transportar 300 litros de carga.
O interior é equipado com tela única sensível ao toque OLED circular de 9,44 polegadas. As funções são acessadas em sua maioria pela tela, mas existem botões físicos para a partida e parada do carro, seletor de marcha, freio de estacionamento e controle de volume. O sistema de infoentretenimento Mini Operating System 9 se inspira em smartphones e integra o novo assistente pessoal inteligente chamado “Spike”.
O condutor do Mini Aceman terá acesso a oito modos Mini Experience selecionáveis para alterar o ambiente interno. Cada uma das opções apresenta diferentes gráficos para a tela e são acompanhados por padrões numerosos iluminados por duas unidades de projetor. São eles:
- Modo Pessoal;
- Modo Go-Kart;
- Modo Vívido, Modo Core;
- Modo Verde;
- Modo Atemporal;
- Modo Balance;
- Modo Trail.
O modelo será produzido pela Spotlight Automotive, uma joint venture criada pela BWM – que comanda a Mini – e a GWM, no país asiático. A partir de 2026, o elétrico será produzido também em Oxford, no Reino Unido, onde está localizada a fábrica da marca. O Mini Aceman terá alcance global e pode dar as caras no Brasil.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas