O Citroën Basalt já está em testes de rodagem: trata-se de um novo SUV cupê que concorrerá diretamente com o Volkswagen Nivus. O lançamento está previsto ainda para 2024, mas não deverá ocorrer antes do último quadrimestre. O VRUM flagrou uma unidade do modelo circulando em Belo Horizonte, junto com um Peugeot 2008 de segunda geração, que também chegará neste ano. Ao perceberam a presença deste repórter, os motoristas saíram rapidamente com os veículos, mas os registros já estavam feitos.
De volta ao Basalt, o projeto é mais uma derivação da gama C3, que já conta com o hatch e com o Citroën Aircross. Todos esses modelos dividem a plataforma CMP, compartilhada ainda com outros produtos do Grupo Stellantis. O diferencial do novo SUV será exatamente a carroceria ao estilo cupê, com o vidro traseiro bastante inclinado, elemento que fica evidente nas fotos.
Outras características também deverão ser compartilhadas com os demais integrantes da linha C3. Isso inclui o conjunto mecânico, formado por motor 1.0 turbo e câmbio CVT com simulação de sete marchas, que já equipa o Aircross e deve chegar ao hatch ainda neste ano. Nesses modelos, o propulsor desenvolve 130cv de potência com etanol, 125cv com gasolina e 20,4kgfm de torque com ambos os combustíveis.
Com tantas similaridades, não chega a ser surpresa que, tal qual os "irmãos", o Citroën Basalt será produzido na fábrica de Porto Real (RJ), de acordo com informações extraoficiais. Porém, o modelo também terá algumas diferenças em relação aos demais modelos da gama C3: o padrão de acabamento, por exemplo, poderá ter receber alguns aprimoramentos.
De acordo com o portal Autos Segredos, o Citroën Basalt também terá alguns equipamentos exclusivos, como chave do tipo canivete e ar-condicionado digital. Ainda segundo o site, o modelo terá a mesma distância entre eixos do Aircross, que é alongada em relação à do hatch: são 2,67 metros, que asseguram bom espaço interno e porte maior que o do Fiat Fastback.
Citroën já revelou fotos do Basalt
No exterior, a Citroën já revelou fotos oficiais do Basalt, que antecipam o visual do modelo nacional. As imagens comprovam as similaridades com a linha C3, que incluem o compartilhamento das portas dianteiras do conjunto óptico, que é do tipo bipartido, com faróis em posição elevada. O terceiro modelo da gama, porém, também exibe elementos exclusivos, entre os quais a grade e o para-choque dianteiro.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!