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Plano de bilhões

Stellantis: plano estratégico com seis lançamentos até o fim do ano

Com o Next Level, o grupo multimarcas foca na descarbonização da mobilidade e expansão dos negócios na América do Sul, com investimentos de R$ 32 bilhões até 2030

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Divulgação/ Stellantis
Divulgação/ Stellantis Foto: Fachada do polo da Stellantis, em Goiana

O grupo Stellantis não esconde o objetivo de se consolidar na liderança do setor automotivo na América Latina. Para isso, o conglomerado que reúne as marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën apresentou o plano Next Level, que tem como focos a descarbonização da mobilidade e a expansão dos negócios na região. Serão investidos R$ 32 bilhões de 2025 a 2030, sendo que desse montante, R$ 13 bilhões serão destinados ao Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco.

Citroën Basalt, SUV cupê que será lançado ainda esse ano no Brasil, é competitivo quando comparado aos concorrentes diretos, Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.
Citroën Basalt Foto: Divulgação

Nos quatro primeiros meses de 2024, o grupo Stellantis promoveu três lançamentos – da picape média Fiat Titano e da linha 2025 dos Jeep Compass e Commander, e anunciou a chegada do Citroën Basalt, um SUV compacto que será produzido na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro.

Jeep Commander 2025 na nova versão de topo Blackhawk, equipada com o motor 2.0 turbo Hurricane.
Jeep Commander Blackhawk Foto: Jeep/Divulgação

O grupo Stellantis anunciou ainda que até o fim do ano terão mais seis lançamentos, incluindo o novo Peugeot 2008, produzido na fábrica de El Palomar, na Argentina, totalizando 10 produtos em 2024.

A empresa quer ser líder da mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul. “O Next Level representa um novo ciclo virtuoso, que iniciamos na região após o anúncio de nossos investimentos recordes. Vamos consolidar a liderança e expandir os negócios, com o lançamento de novos produtos, investimentos direcionados para todos os Polos Automotivos da Stellantis na região, a aquisição de novas empresas, entre outras ações previstas em cada dos pilares estratégicos”, revelou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Jeep Compass 2025 na nova versão Blackhawk.
Jeep Compass Blackhawk Foto: Jeep/Divulgação

Quais são os pilares do plano estratégico Next Level?

  • Aceleração do Negócio, com a expansão de produtos e serviços, a ampliação da liderança de mercado e o protagonismo na inovação;
  • Experiência do cliente, sendo a melhor empresa da indústria em qualidade dos produtos e serviços, com novas tecnologias para segurança e experiência de condução;
  • Excelência Operacional, aumentando as sinergias e a eficiência operacional;
  • Descarbonização, liderando a transição energética para uma mobilidade segura, sustentável e acessível;
  • Pessoas, com a atração de talentos para consolidar a Stellantis como uma Mobility tech company;
  • Finanças, ampliando as receitas e garantindo a sustentabilidade do negócio.

O grupo Stellantis quer ser também o maior distribuidor de peças da América do Sul, além de focar na autonomia energética sustentável de algumas de suas plantas. O grupo anunciou recentemente o investimento de US$ 100 milhões na 360Energy, empresa argentina do setor de energias renováveis, reforçando compromisso rumo a neutralidade de carbono de suas operações.

A Argentina e a América do Sul são estratégicas para a implementação do plano global Dare Foward 2030 da Stellantis, que visa alcançar a neutralidade de carbono globalmente até 2038. Com o investimento anunciado, a Stellantis obteve 49,5% de participação acionária na empresa 360Energy, líder em geração de energia solar em seus parques localizados nas províncias argentinas de San Juan, Catamarca e La Rioja.

Investimentos no Polo Automotivo de Goiana (PE)

Dos R$ 30 bilhões anunciados para as fábricas no Brasil, a Stellantis confirma que R$ 13 bilhões serão destinados ao Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco. No pacote está prevista a ampliação do parque local de fornecedores nos próximos anos.

Atualmente, a cadeia conta com cerca de 38 fornecedores instalados em Pernambuco, desenvolvendo e produzindo componentes e soluções para a propulsão híbrida e elétrica, descarbonizando a mobilidade e gerando novos empregos na região. Mas o objetivo é chegar a 100 fornecedores até o fim do ano.

O Polo Automotivo Stellantis de Goiana é referência na produção e exportação de software automotivo, enquanto os laboratórios instalados por lá e em parcerias com universidades do Nordeste se dedicam ao desenvolvimento da eletrônica embarcada e conectividade dos veículos, com ênfase para os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), que é a base da direção autônoma.

Os outros R$ 17 bilhões do montante total de investimentos do grupo Stellantis no Brasil serão distribídos nas outras plantas, no desenvolvimento de quatro novas plataformas e da tecnologia Bio Hybrid, com motores híbridos priorizando o uso de etanol. Até 2030, serão 40 novos modelos e oito powertrains.

A fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, não produz mais os modelos Peugeot 208 e 2008, que agora são feitos na Argentina. Mas a planta recebeu investimentos para a manutenção da linha Citroën, que inclui o hatch C3, o SUV compacto C3 Aircross e o novíssimo Basalt, que será lançado ainda neste ano.

Linha de montagem do novo Peugeot 2008 branco na fábrica da Stellantis na Argentina com dois homens trabalhando em pé
Novo Peugeot 2008 está sendo produzido na fábrica de El Palomar, na Argentina Foto: Stellantis/Divulgação

Novo Peugeot 2008

O grupo Stellantis confirmou o início da produção do novo Peugeot 2008 em El Palomar, na Argentina. Trata-se do primeiro SUV fabricado no país hermano. Serão investidos mais de US$ 270 milhões para produzir o novo modelo na Argentina, somados aos US$ 320 já investidos na transformação industrial de El Palomar e a implementação da Plataforma Modular CMP.

Linha de montagem do novo Peugeot 2008 branco na fábrica da Stellantis na Argentina
Foram investidos US$ 270 milhões para a produção do novo Peugeot 2008 na Argentina Foto: Stellantis/Divulgação

Carro elétrico no Brasil

Ao ser questionado sobre um possível carro 100% elétrico produzido no Brasil, Emanuele Cappellano reafirmou que o grupo Stellantis está mais focado nos carros híbridos movidos a etanol, o qual considera mais sustentável e adequado para o mercado brasileiro. O executivo disse que o país precisa evoluir muito em infraestrutura de recarga para que o carro elétrico possa atingir volumes maiores de vendas. Além disso, ele coloca o preço elevado como uma das principais barreiras para a lenta introdução do carro elétrico no mercado brasileiro.

Mas Cappellano não descarta o lançamento de um carro 100% elétrico com uma das marcas do grupo Stellantis até 2030. “Vai depender de alguns fatores, como infraestrutura e demanda do mercado. Nossa prioridade agora é o carro híbrido”, reafirmou o presidente do grupo Stellantis para a América do Sul.

Foto de perfil de Emanuele Cappellano COO da Stellantis na America do Sul
Emanuele Cappellano COO da Stellantis na America do Sul Foto: LEO LARA/STUDIO CERRI

Ele acrescentou que as novas plataformas do grupo podem receber motorizações a combustão, híbridas e 100% elétricas, ampliando as possibilidades em diferentes segmentos. Sobre um possível motor movido exclusivamente a etanol, Cappellano disse que ele já existe, mas revelou que a engenharia está buscando aumentar a sua eficiência. “A hibridização será a solução para o problema da eficiência”, concluiu.

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