Trata-se da colaboração entre Toyota e BYD e que traz dois novos carros elétricos, anunciados durante o Salão de Pequim: o bZ3C e o bZ3X. Conhecida pelo destaque em vendas no mundo, a fabricante japonesa tem a fama de uma abordagem cautelosa na transição para a era de veículos elétricos e, por isso, surpreende ao se unir à BYD para avançar neste mercado.
O Toyota bZ3C não é estranho aos olhos dos entusiastas, já que foi previamente mostrado como um estudo no Salão de Xangai em 2023, com o nome de conceito bZ Sport Crossover.
Um SUV cupê que apresenta um design esportivo, com linhas ousadas e uma dianteira pontiaguda destacada por faróis interligados, e detalhes com elementos como maçanetas embutidas.
Seu interior conta com revestimento vermelho, o console central elevado, iluminação ambiente e um painel minimalista com uma imponente tela central. O desenvolvimento do bZ3C foi realizado em colaboração com as marcas BYD e FAW, parceiras da Toyota na China.
Já o Toyota bZ3X é um SUV grande, com três fileiras de assentos, baseado no conceito bZ FlexSpace, também revelado em Xangai no ano passado. Conta com um design tradicional, mais quadrado, teto alto, o que oferece um interior espaçoso, e um revestimento interior mais claro. O projeto do bZ3X foi desenvolvido em parceria com a GAC, outra aliada estratégica da Toyota na China.
Embora muitos detalhes mecânicos ainda não tenham sido revelados, o que deve ocorrer nos próximos meses, é esperado que os novos modelos bZ utilizem as avançadas baterias Blade da BYD, o que poderia resultar em um alcance superior a 500 quilômetros com uma única carga. É possível também que os veículos ofereçam opções de tração dianteira ou integral, com potência variando entre 245cv e 490cv.
Acordo entre chineses e japoneses
Em 2020, uma terceira empresa entrou em jogo, resultado de um acordo assinado pela inesperada parceria entre Toyota e BYD. Focada em carros elétricos, a nova empresa tinha objetivos um pouco diferentes para ambas as montadoras.
Enquanto os chineses buscavam aprimorar a qualidade e a confiabilidade de seus veículos, enfrentando desafios para aumentar as vendas em seu próprio país, os japoneses tinham como meta alcançar maior eficiência e ampliar a produção. Tal troca de conhecimento tem se mostrado vantajosa para as duas empresas, possibilitando a exploração de novas oportunidades e a superação dos desafios inerentes à transição para a eletrificação.
À medida que a indústria automotiva avança para uma era mais eletrificada, essa parceria entre gigantes como Toyota e BYD desafia as convenções e promete mudar o jogo no cenário competitivo. Mas é necessário aguardar para ver se essa união improvável resultará em benefícios duradouros para ambas as empresas ou se encontrarão obstáculos significativos no caminho para a inovação e o crescimento mútuo.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion.