Os números não mentem: o mercado de SUVs está em ascensão já tem um bom tempo. Mas, com isso, aumenta também casos de furtos e roubos específicos de modelos desse segmento. A Ituran Brasil, uma empresa líder em monitoramento de veículos, divulgou recentemente dados preocupantes baseados em informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Os dados são relacionados ao levantamento feito com os números de SUVs mais roubados em 2023, em São Paulo.
No topo da lista dos 10 SUVs mais roubados pelos criminosos em São Paulo estão dois modelos da Jeep: Renegade e Compass, que também estão entre os mais vendidos do segmento.
O Jeep Renegade lidera com um aumento alarmante de 64,2% nos casos de furto em relação a 2022. Segundo análises, a preferência do modelo entre os ladrões se deve à facilidade de trocar o módulo ECU, o que o torna alvo fácil.
O Jeep Compass segue perto, com um aumento de 62,7% comparado a 2022. Mesmo apresentando mais tecnologia embarcada, ainda é um grande alvo dos criminosos, aparecendo em segundo lugar da lista dos SUVs mais roubados em São Paulo em 2023.
Depois do Renegade e Compass, os SUVs que mais estão na mira dos ladrões são: Ford Ecosport, Hyundai Creta, Honda HR-V, Nissan Kicks, Hyundai Tucson, VW T-Cross, Renault Duster e GM Tracker. Em 2022, a lista contava com o VW Nivus, mas no ano seguinte foi substituído pelo Duster.
Os bairros com maior incidência dessas ocorrências em 2023 na maior cidade da América Latina foram o Tatuapé e o Ipiranga, para SUVs com idade entre dois e 10 anos.
Nesse cenário, é muito importante tomar medidas para proteger ainda mais seu veículo, principalmente se for um dos modelos na lista dos SUVs mais roubados em São Paulo. Estacionar em locais seguros e estar atento ao redor, especialmente durante a noite, pode fazer toda a diferença. Além disso, investir em dispositivos de segurança, como alarmes e travas adicionais, pode ajudar na sua segurança e do seu SUV.
- Acompanhe também os conteúdos VRUM no Youtube e Dailymotion!