A Renault começou a vender, na Turquia, o novo Duster, que traz evoluções importantes em relação à geração anterior. Totalmente reprojetado, o SUV, como era de se esperar, ficou idêntico ao homônimo vendido pela Dacia, subsidiária romena que integra o mesmo grupo empresarial: os dois se diferenciam apenas pelos logotipos dos respectivos fabricantes. É curioso notar que, em vez do tradicional emblema em forma de losango, há o nome da marca francesa escrito por extenso.
As alterações do novo Renault Duster incluem até a plataforma: a arquitetura B0, presente nas duas primeiras gerações do SUV, deu lugar à nova base CMF-B, já utilizada no Brasil pelo Kardian. Por sua vez, a carroceria cresceu ligeiramente, chegando a 4,34 metros de comprimento, 1,81m de largura, 1,66m de altura e 2,66m de distância entre eixos. Já o porta-malas tem volume de 472 litros.
No interior, o novo Renault Duster mantém as semelhanças com o homônimo da Dacia. As diferenças entre eles resumem-se à padronagem dos revestimentos dos bancos e, claro, a logotipo posicionado no volante. O painel é o mesmo, no qual destaca-se a central multimídia flutuante, ao estilo tablet, cuja tela tem 10,1 polegadas. os instrumentos também são exibidos em uma tela digital, nesse caso com 7 polegadas.
Na Turquia, o novo Renault Duster oferece três opções de motorização. A mais potente é híbrida do tipo tradicional e une um motor 1.6 a gasolina a uma unidade elétrica: a potência combinada é de 140cv. Há também um sistema de propulsão do tipo híbrido-leve de 48 volts, capitaneado por um propulsor 1.2 turbo a gasolina, com 130cv, associado a um sistema de tração 4x4. Por fim, o SUV oferece um 1.0 de três-cilindros turbo de 100cv, movito a gasolina e a... Propano!
Novo Renault Duster vem para o Brasil?
Até o momento, não há nem sinal do novo Renault Duster em território nacional. Isso significa que, ao menos a médio prazo, a terceira geração do SUV não chegará ao país. Vale lembrar que, recentemente, o modelo nacional passou por uma leve reestilização, que alterou o design da dianteira, com a adoção de grade e faróis redesenhados. Entre os equipamentos, a boa notícia foi a adoção de seis airbags de série.
Porém, a nova plataforma global da fabricante dará origem, sim, a novos automóveis nacionais. Um deles será uma picape com porte maior que o da Oroch, para concorrer diretamente com a Fiat Toro. Por enquanto, esse modelo existe em forma de conceito e se chama Niagara.
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