Lançados em 2022 pela Mercedes-Benz, os modelos 100% elétricos EQA e EQB chegam este mês ao mercado brasileiro com atualizações que prometem maior eficiência e esportividade. Entre as novidades estão mudanças no design, tecnologia, eficiência e segurança.
No visual, os Mercedes-Benz EQA e EQB receberam nova grade frontal com o padrão de estrelas em fundo preto. As luzes diurnas dos faróis são conectadas por uma faixa de luz. Já o para-choque é feito para enfatizar a amplitude frontal dos modelos. As lanternas traseiras também foram renovadas e ganharam design interior novo.
No interior, a montadora equipou os elétricos com volante multifuncional revestido em couro com teclas de controle sensíveis ao toque. Além disso, os Mercedes-Benz EQA e EQB tiveram acabamento interno renovado nos consoles e portas.
Os modelos elétricos são equipados como o pacote esportivo AMG, que inclui para-choque dianteiro com entradas de ar. Já o para-choque traseiro traz design difuso. Os Mercedes-Benz EQB e EQA têm rodas de liga leve de 19 polegadas com 10 raios e revestimento dos arcos na mesma cor da carroceria.
O Mercedes-Benz EQA tem 4,46m de comprimento, 2,02m de largura, 1,61m de altura e distância entre-eixos de 2,72m. O EQB tem um pouco mais no comprimento, 4,68m, a largura é a mesma do outro modelo e também há adição na altura, sendo de 1,68m. Sua distância entre-eixos também é maior e marca 2,82m.
Mercedes-Benz EQA mantém motor antigo, já EQB teve atualizações
O Mercedes-Benz EQA 250 manteve o propulsor de quando foi lançado no mercado nacional. Sendo assim, o motor frontal PSM que gera 190cv de potência e 39,25kgfm de torque continua para a nova geração. A bateria que equipa o SUV é feita de íons de lítio com capacidade de 66,5kWh, e sua autonomia é de até 321 quilômetros pelo padrão Inmetro.
Já o Mercedes-Benz EQB 350 4MATIC recebeu atualizações em seu conjunto mecânico, passando a ser oferecido em versão 4x4. Seus dois motores elétricos (ASM/PSM) geram 292cv e 53,02kgfm. A bateria tem a mesma capacidade energética de 66,5kWh, mas sua autonomia é inferior à do EQA, sendo apenas de 272 quilômetros no padrão Inmetro.
O EQA é capaz de ir de 0 a 100km/h em 8,6 segundos, enquanto o EQB chega a mesma velocidade em 6,2 segundos. A velocidade máxima de ambos é de 160km/h, sendo limitada eletronicamente.
Saiba quais são os equipamento de série dos modelos EQA e EQB
O Mercedes-Benz EQA 250 é equipado com:
- Sistema KEYLESS-GO;
- Pacote Estacionamento com câmera de ré e assistente de estacionamento PARKTRONIC;
- Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD;
- Pacote de iluminação interior;
- Assentos dianteiros revestidos em ARTICO/ DINAMICA microfibra, esportivos, elétricos e memória;
- Sistema MBUX;
- Ativação por voz “Hey Mercedes”;
- Duas telas de 10,25”;
- Sistema de Navegação;
- Carregamento sem fio para aparelhos celulares;
- Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto);
- Teto solar panorâmico;
- Retrovisores externos rebatíveis eletricamente e função antiofuscante no retrovisor interno;
- Ar-condicionado THERMOTRONIC 2 zonas;
- Faróis FULL LED com faróis altos adaptativos;
- Pacote Driving Assistance;
- Assistente de distância ativa DISTRONIC;
- Assistente ativo de direção;
- Assistente ativo de manutenção de faixa;
- Assistente ativo de ponto cego;
- PRE-SAFE.
O modelo EQB 350 4MATIC tem a mesma lista de equipamentos, mas acrescenta uma terceira fileira de bancos. Ambos modelos têm capacidade de carga de 11kWh em corrente alternada e até 100kWh em carregador rápido de corrente contínua, além de trazer Wallbox e pré-instalação como itens de série.
Os modelos elétricos da Mercedes-Benz já estão disponíveis nas concessionárias da marca. O EQA 250 tem preço sugerido de R$ 399.900, enquanto o EQB 350 4MATIC é de R$ 449.900.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!