Cada vez mais vemos nas ruas veículos eletrificados. Que os híbridos e elétricos estão ganhando destaque no mercado automobilístico brasileiro não é novidade. Mas, atualmente, não são as marcas tradicionais que estão no topo da lista dos eletrificados mais vendidos no Brasil e sim as chinesas, como a BYD e GWM, líderes de vendas no segmento.
Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Toyota e Hyundai: das cinco campeãs de vendas no Brasil até agora, a única que entra nessa lista é a japonesa. Apesar da Toyota não ter nenhum modelo totalmente elétrico no Brasil, ela se destaca no híbrido, o que nenhuma das outras principais têm ainda.
Aumento de vendas de automóveis elétricos e híbridos
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostra que, no primeiro quadrimestre de 2024, houve um verdadeiro boom de vendas de carros eletrificados, com 50.856 unidades. O número representa um aumento de 162,4% em relação ao ano anterior.
Esses veículos agora respondem por 9,4% do total de emplacamentos de automóveis no Brasil, indicando uma mudança notória no comportamento do consumidor. Desse total, 20.559 são elétricos e 30.297, híbridos.
Confira o ranking das marcas que mais vendem carros elétricos e híbridos no Brasil:
1º BYD
A líder do mercado, com 21.882 unidades vendidas. Impulsionada pelo Dolphin e o recém-lançado Dolphin Mini, a marca chinesa dominou as vendas de elétricos no território brasileiro.
2º GWM
Em segundo lugar, com 8.016 unidades vendidas, a GWM conquistou espaço com o Haval H6 e consolidou sua posição no mercado brasileiro.
3º Toyota
Apesar de ser a única das cinco principais montadoras com presença significativa no mercado eletrificado, a Toyota ficou em terceiro lugar, com 6.950 unidades vendidas, graças aos seus modelos híbridos Corolla e Corolla Cross.
4º Caoa Chery
Na quarta posição, com 3.082 unidades vendidas, a Caoa Chery está se destacando no mercado eletrificado com sua oferta de híbridos e elétricos.
5º Volvo
Em quinto lugar, com 2.043 unidades vendidas, a Volvo está consolidando sua presença no segmento eletrificado com modelos elétricos.
Marcas tradicionais ficando para trás
Enquanto a Toyota lidera o mercado de híbridos, representada pelo sedan Corolla e o SUV Corolla Cross, as montadoras tradicionais estão sentindo a pressão para acompanhar o ritmo dos fabricantes chineses. Esse desafio não é apenas sobre lançar novos modelos, mas sim sobre oferecer produtos que possam competir mesmo em termos de eficiência, tecnologia e preço, além de atender a demanda dos consumidores.
Mesmo com planos em andamento, como os da Volkswagen e Chevrolet para introduzir híbridos flex no mercado brasileiro nos próximos anos, a realidade é que ainda existe um considerável atraso em comparação com as marcas chinesas.
Enquanto essas montadoras correm para desenvolver e lançar seus elétricos e híbridos, os chineses já conquistaram uma posição sólida, em termos de vendas e percepção do consumidor.
As montadoras tradicionais precisam desenvolver tecnologias competitivas e garantir que esses novos modelos atendam às expectativas dos consumidores brasileiros em termos de desempenho, confiabilidade e custo/benefício.
- Confira outros conteúdos do Vrum no YouTube e Dailymotion.