UAI
Chinesas liderando

Fabricantes chinesas lideram vendas de elétricos e híbridos no Brasil

Carros híbridos e elétricos têm aumento de vendas de 162,4% no país em relação a 2023; fabricantes tradicionais seguem em atraso na corrida para eletrificação

Publicidade
BYD Dolphin Mini terá autonomia de 280 quilômetros
BYD Dolphin Mini terá autonomia de 280 quilômetros Foto: BYD/Divulgação

Cada vez mais vemos nas ruas veículos eletrificados. Que os híbridos e elétricos estão ganhando destaque no mercado automobilístico brasileiro não é novidade. Mas, atualmente, não são as marcas tradicionais que estão no topo da lista dos eletrificados mais vendidos no Brasil e sim as chinesas, como a BYD e GWM, líderes de vendas no segmento.

Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Toyota e Hyundai: das cinco campeãs de vendas no Brasil até agora, a única que entra nessa lista é a japonesa. Apesar da Toyota não ter nenhum modelo totalmente elétrico no Brasil, ela se destaca no híbrido, o que nenhuma das outras principais têm ainda.

Aumento de vendas de automóveis elétricos e híbridos

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostra que, no primeiro quadrimestre de 2024, houve um verdadeiro boom de vendas de carros eletrificados, com 50.856 unidades. O número representa um aumento de 162,4% em relação ao ano anterior.

Esses veículos agora respondem por 9,4% do total de emplacamentos de automóveis no Brasil, indicando uma mudança notória no comportamento do consumidor. Desse total, 20.559 são elétricos e 30.297, híbridos.

Confira o ranking das marcas que mais vendem carros elétricos e híbridos no Brasil:

1º BYD

BYD Dolphin Mini rosa visto de frente em fundo branco com sombras
BYD lidera ranking de eletrificados mais vendidos no Brasil Foto: BYD/Divulgação

A líder do mercado, com 21.882 unidades vendidas. Impulsionada pelo Dolphin e o recém-lançado Dolphin Mini, a marca chinesa dominou as vendas de elétricos no território brasileiro.

2º GWM

Haval H6 Premium HEV 2024 visto da diagonal frontal parado no asfalto
GWM em segundo lugar no ranking de eletrificados mais vendidos no Brasil Foto: GWM/Divulgação

Em segundo lugar, com 8.016 unidades vendidas, a GWM conquistou espaço com o Haval H6 e consolidou sua posição no mercado brasileiro.

3º Toyota

Toyota Corolla Cross 2025 versão XRX híbrida azul de frente estático no calçamento
Toyota em terceiro lugar ranking de eletrificados mais vendidos no Brasil Foto: Toyota/Divulgação

Apesar de ser a única das cinco principais montadoras com presença significativa no mercado eletrificado, a Toyota ficou em terceiro lugar, com 6.950 unidades vendidas, graças aos seus modelos híbridos Corolla e Corolla Cross.

4º Caoa Chery

chery tiggo 5x pro hybrid modelo 2023 branco de frente em movimento no asfalto
Chery em quarto lugar ranking de eletrificados mais vendidos no Brasil Foto: Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive é a versão topo de linha

Na quarta posição, com 3.082 unidades vendidas, a Caoa Chery está se destacando no mercado eletrificado com sua oferta de híbridos e elétricos.

5º Volvo

Novo Volvo EX30, SUV elétrico de entrada, visto da diagonal traseira estático no estúdio
Volvo em quinto lugar ranking de eletrificados mais vendidos no Brasil Foto:

Em quinto lugar, com 2.043 unidades vendidas, a Volvo está consolidando sua presença no segmento eletrificado com modelos elétricos.

Marcas tradicionais ficando para trás

Enquanto a Toyota lidera o mercado de híbridos, representada pelo sedan Corolla e o SUV Corolla Cross, as montadoras tradicionais estão sentindo a pressão para acompanhar o ritmo dos fabricantes chineses. Esse desafio não é apenas sobre lançar novos modelos, mas sim sobre oferecer produtos que possam competir mesmo em termos de eficiência, tecnologia e preço, além de atender a demanda dos consumidores.

Mesmo com planos em andamento, como os da Volkswagen e Chevrolet para introduzir híbridos flex no mercado brasileiro nos próximos anos, a realidade é que ainda existe um considerável atraso em comparação com as marcas chinesas.

Enquanto essas montadoras correm para desenvolver e lançar seus elétricos e híbridos, os chineses já conquistaram uma posição sólida, em termos de vendas e percepção do consumidor.

As montadoras tradicionais precisam desenvolver tecnologias competitivas e garantir que esses novos modelos atendam às expectativas dos consumidores brasileiros em termos de desempenho, confiabilidade e custo/benefício.