A famosa autobahn pode estar próxima a ganhar um limite de velocidade. Atualmente, 70% dessas estradas federais alemãs conta apenas com uma recomendação para que os motoristas não ultrapassem os 130km/h, mas isso está longe de ser uma limitação.
No entanto, de acordo com reportagem produzida pela DW, a pressão para impor um limite de velocidade na autobahn vem crescendo dentro da Alemanha, tendo como principal argumento a redução das emissões de CO2. Conforme a Lei do Clima estabelecida em 2021, um acordo entre social-democratas e conservadores cristãos, prevê uma redução dessas emissões na ordem de 65% até 2030 e de 88% até 2040, tendo como base os níveis de 1990, e isso pode passar pela limitação nas estradas federais.
Benefícios em limitar a velocidade na autobahn
Entre as vantagens listadas em estabelecer um limite de velocidade na autobahn estão:
- Redução de 4,6 milhões de toneladas de C02 por ano emitidos na atmosfera, caso fosse adotado um limite de 120km/h na autobahn, segundo o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha. Isso corresponde a 2,9% das emissões de 2018;
- Menos 6,7 milhões de toneladas de CO2 (4,2% das emissões de 20218), considerando que um limite de velocidade na autobahn levaria os motoristas a optar por vias de menor porte e rotas mais curtas. Esse número alcançaria 8 milhões de toneladas de houvesse redução da velocidade máxima nas estradas rurais de 100km/h para 80km/h;
- Redução de acidentes, que chegaria a 70% se houvesse um limite de 100km/h nas rodovias federais;
- Menos barulho, já que um veículo a 100km/h é aproximadamente 50% mais silencioso do que um a 130km/h;
- Menos congestionamento, já que haveria um menor acúmulo de carros nas ruas simultaneamente.
O outro lado
Mas, alguns desses argumentos a favor do limite de velocidades na autobahn são refutados. De acordo com a ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club), o automóvel clube alemão, naquele país não ocorrem mais acidentes graves em rodovias federais quando comparado a outros onde existe limite de velocidade. O número de mortos por quilômetro rodado em autoestradas da Alemanha é inferior ao de países como França, Itália, República Tcheca, Hungria e Estados Unidos, apesar do número absoluto de mortos na Alemanha ser superior, com 317 vítimas por ano.
A discussão sobre o limite de velocidade na autobahn não é recente. Nos anos de 1973 e 1974, a ADAC - que, de acordo com a reportagem, atualmente é a favor da pauta - protestou contra o limite de 100km/h imposto por uma crise mundial do petróleo durante alguns meses para poupar combustível. Você encontra mais informações sobre esse assunto na reportagem da DW.
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