A chinesa BYD tem algumas submarcas, entre elas está a FangChengBao – voltada para modelos de luxo. Seu portfólio vai de SUVs esportivos a carros off-roads, e um de seus modelos pode ser lançado no Brasil. Trata-se do Leopard 5, híbrido plugin feito para terrenos fora da estrada.
O veículo foi apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Chengdu, na China, em agosto do ano passado. Chamado de Bao 5 em seu mercado de origem, o modelo pode ser chamado pela tradução, Leopard 5, por aqui. Em preparação para o lançamento, o SUV teve suas patentes de design registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial Brasileiro (INPI).
Conheça o próximo SUV da BYD, Leopard 5
O modelo é equipado com sistema híbrido plugin Dual Mode Off-Road (DMO), composto por motor a gasolina 1.5 litro de 197cv e outros dois propulsores elétricos, um de 270cv e outro de 340cv. O conjunto híbrido fornece potência combinada de 680cv e 77,49kgfm de torque. A força é transmitida para as quatro rodas por meio de sistema 4WD com três bloqueios de diferencial.
O Leopard 5 usa bateria BYD Blade com capacidade de 31,8kWh, proporcionando autonomia no modo 100% elétrico de 125 quilômetros no ciclo chinês. Quando se adiciona o motor a combustão e o tanque de combustível de 83 litros à equação, a autonomia passa para 1.200 quilômetros.
O modelo tem diversos modos de funcionamento, que aproveitam seus ângulos de ataque (35 graus) e saída (32 graus), além de suspensão ativa DiSus-P. Uma operação específica dos motores elétricos permite que o diâmetro de giro seja reduzido a apenas 3,4m.
Saiba como é design do BYD Leopard 5
O modelo tem para-lamas quadrados, proteções antiderrapantes em alumínio e roda sobressalente em sua parte traseira. Na China, dependendo do acabamento do Leopard 5, ele pode vir equipado com rodas de 18 polegadas calçadas com pneus BFGoodrich A/T, ou rodas de 20 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport voltada para estrada.
O Leopard 5 tem 4,89m de comprimento, 1,97m de largura, 1,92m de altura e distância entre-eixos de 2,80m. O modelo traz em sua lista de equipamentos um head-up display com projeção colorida de 50 polegadas, central multimídia de 15,6 polegadas, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, e o carona também poderá se entreter com uma tela de 12,3 polegadas. O SUV da BYD ainda é equipado com reconhecimento biométrico e sistema de som premium Devialet de 18 alto-falantes.
Em seu país de origem, o Bao 5 é oferecido com preços que variam de 289.800 e 352.800 yuans – R$ 204 mil e R$ 248 mil, em conversão direta. Além do Leopard 5, a BYD também registrou seu esportivo Yangwang U9 e o sedan U7.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!