A Volkswagen está considerando a possibilidade de expandir a linha de produção de modelos em sua fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, atualmente dedicada ao T-Cross. A ideia é produzir na planta o SUV compacto Volkswagen Nivus, atualmente fabricado em São Bernardo do Campo (SP).
A montadora está estudando se é viável e consultando fornecedores, especialmente aqueles ligados aos serviços logísticos, sobre as possibilidades. Duas opções estão sendo consideradas:
- Produzir o Volkswagen Nivus inteiramente no Paraná, aproveitando ao máximo o alto nível de compartilhamento de peças com o T-Cross. Ambos os modelos são construídos sobre a plataforma modular MQB, o que facilitaria a integração do Nivus na linha de produção existente;
- Montagem parcial das carrocerias em São Paulo e depois transportadas para o Paraná, com finalização do processo de montagem em São José dos Pinhais.
Vista como uma forma de reduzir a capacidade ociosa da montadora no Paraná, a adição do Volkswagen Nivus à linha de produção ajudaria a equalizar os custos produtivos da fábrica. Por falta de peças a até ajustes na demanda, a fábrica enfrentou paralisações nos últimos anos.
Nos dias atuais, a fábrica de São José dos Pinhais opera o Programa de Proteção ao Emprego, com redução da jornada e da folha salarial, como uma medida ligada à relação entre capacidade e demanda.
Por outro lado, a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, ostenta uma variedade de modelos em produção, incluindo os Volkswagen Nivus, Virtus, Polo GTS e Saveiro. O compartilhamento de modelos entre as fábricas é parte de um acordo coletivo feito entre a montadora e seus trabalhadores, visando garantir uma distribuição equitativa do trabalho.
A Volkswagen também está preparando a fábrica de Taubaté (SP) para produzir um novo SUV compacto, conhecido internamente como projeto 246, enquanto a possibilidade de uma picape inédita na planta do Paraná foi descartada.
Com um investimento adicional de R$ 9 bilhões no Brasil, a Volkswagen planeja lançar quatro novos modelos, incluindo a nova picape e motores eletrificados até 2028, como parte de seus planos para o mercado brasileiro.
Fonte: Automotive Business
- Acompanhe os videos do Vrum pelo YouTube e Dailymotion.