O mercado brasileiro pode ganhar mais uma marca chinesa. A Leapmotor registrou um dos seus modelos, o SUV C10, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
A Leapmotor ainda é jovem, tendo sido fundada na China em 2015. A marca, assim como a Neta - que também está para chegar ao Brasil -, é considerada uma startup. Suas ações estão listadas na bolsa de valores de Hong Kong e chegou a comercializar pouco mais de 150 mil veículos em 2023, como apurou o portal Autoesporte.
Conheça o C10, um SUV da nova marca chinesa
O C10, um SUV da Leapmotor, está disponível em opções 100% elétrica e híbrida plug-in. O modelo na opção EV é equipado com motor de 231cv de potência e 32,6kgfm de torque instalado no eixo traseiro. Sua bateria é de fosfato de ferro e lítio (LFP), com 69,9 kWh de capacidade, o que proporciona uma autonomia de 530 quilômetros no ciclo CLTC (chinês). Há ainda uma outra versão com mesma motorização, mas com bateria de 52,9 kWh, com alcance de 410 quilômetros.
A opção híbrida para o Leapmotor C10 combina propulsor elétrico de 231cv no eixo traseiro com um motor a gasolina de 95cv, atuando como gerador de energia para a bateria LFP de 28,4 kWh. Quando utilizado no modo EV o modelo possui autonomia de 210 quilômetros. Já em conjunto com a motorização a combustão, a autonomia passa para 1.190 quilômetros no ciclo chinês.
O C10 mede 4,73 metros de comprimento, 1,90m de largura e 1,68m de altura. Seu design é descrito como minimalista e modesto, tendo linhas retas. No interior, o modelo da Leapmotor oferece espaço para cinco ocupantes, com painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e central multimídia de 14,6 polegadas, com poucos botões. Os assentos dianteiros podem ser rebatidos e formam uma superfície quase plana, o veículo ainda possui teto solar panorâmico.
Leapmotor tem parceria com a Fiat
Para chegar em mercados fora da China, a Leapmotor fechou parceria com a Stellantis, grupo que administra Fiat, Peugeot e Jeep. O conglomerado anunciou, em outubro de 2023, que iria investir 1,5 bilhão de euros para adquirir 20% das operações da marca chinesa que vem ao Brasil.
Com o aporte, foi criada a Leapmotor International, liderada pela Stellantis, que ganha também direitos de exportação, venda e fabricação dos modelos chineses fora de seu mercado de origem. Além das participações nas operações, o conglomerado poderá fabricar seus produtos na mesma plataforma que o C10, a Leap 3.0.
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