UAI
Cores da vitória

Mustang GT3 homenageia campeões do passado

Pony Car ganhou pintura especial e as novas cores fazem referência a oito modelos emblemáticos de competição

Publicidade
O Ford Mustang GT3 recebeu pintura especial para homenagear carros que venceram corridas no passado
O Ford Mustang GT3 recebeu pintura especial para homenagear carros que venceram corridas no passado Foto: Ford/Divulgação

Neste fim de semana está sendo iniciada a temporada 2024 da IMSA GTD PRO, principal categoria de endurance dos EUA. E um dos destaques da prova será o novo Ford Mustang GT3, que estreia com nova pintura criada pela Ford Performance. Denominada “Champion Spirit Livery”, a pintura homenageia oito modelos emblemáticos de competição do Mustang.

Os carros da equipe Ford Multimatic Motorsport participarão da prova com essa pintura exclusiva na WeatherTech Raceway Laguna Seca (10 a 12 de maio) e no Grande Prêmio de Detroit (31 de maio e 1º de junho). E voltam a usar a pintura original da temporada em Watkins Glen (20 a 23 de junho).

Mustang GT3 Pintura Especial cinco unidades do modelo enfileiradas em movimento na pista
Modelo vai participar de prova neste fim de semana Foto: Ford/Divulgação


“Selecionar apenas oito designs de uma longa lista de pinturas icônicas foi uma tarefa desafiadora”, revelou Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports. “Essa pintura é uma fusão de arte e história que resume as conquistas do Mustang nas corridas, desde o seu primeiro sucesso internacional no Tour de France, em 1964, até a inconfundível pintura Motorcraft de 1985, onde o Mustang dominou a classe IMSA GTO”, disse Mark.



Para chegar ao resultado final, os designers combinaram os diferentes estilos das pinturas históricas, conservando os desgastes naturais das batalhas para valorizar as raízes do carro e inspirar futuras vitórias. Os modelos homenageados na criação foram:

Mustang do Tour de France 1964

Apenas cinco meses após a estreia, os Mustangs preparados pela Alan Mann Racing encerraram a sequência de cinco anos de vitórias da Jaguar na categoria de turismo, conquistando o primeiro e o segundo lugar no exaustivo Tour de France – série de corridas de 10 dias e mais de 5.600 quilômetros. Dos 56 participantes, os dois Mustangs ficaram entre os 19 finalistas, conquistando nove troféus em famosos circuitos europeus, como Le Mans e Monza, pilotados por Peter Proctor e Andrew Cowan.

Mustang GT350 SCCA B Production 1965

Em 1964, como parte da sua campanha Total Performance, a Ford recorreu à Shelby American para ajudar a homologar o Mustang para as corridas da série SCCA. Surgiu assim o GT350, que dominou o campeonato SCCA B Production de 1965, pilotado por Jerry Titus, e venceu três campeonatos consecutivos.

Mustang GT350 1965 e Mustang GT3 Pintura Especial parados de frente estáticos no asfalto
Mustang GT350 1965 e Mustang GT3 Pintura Especial Foto: Ford/Divulgação

Mustang Shelby American 1966

A temporada inaugural da SCCA Trans-Am Series, em 1966, viu Tom Yeager e Bob Johnson garantirem a primeira vitória do Mustang Trans-Am no Mid-America 300. O Mustang venceu quatro das sete corridas daquela temporada, garantindo o campeonato.

Mustang Boss 302 1970

Na temporada de 1970, a equipe Bud Moore, com os pilotos Parnelli Jones e George Follmer, dominou a SCCA Trans-Am Series, vencendo seis corridas e conquistando os títulos de fabricantes e de pilotos com o Mustang Boss 302.

Mustang Boss 302 1970 e Mustang GT3 Pintura Especial detalhe das laterais dianteiras estáticos no asfalto
Mustang Boss 302 1970 e Mustang GT3 Pintura Especial Foto: Ford/Divulgação
 

Mustang IMSA GTX 1981

Em 1981, o programa de corridas da Ford foi retomado com a estreia do Mustang Miller turbo Zakspeed Nº 6, pilotado por Klaus Ludwig. Apesar de ter perdido a vitória na primeira corrida por um décimo de segundo, o Mustang obteve vitórias importantes no Brainerd International Speedway e novamente em Sears Point na classe GTX, marcando o retorno da Ford às pistas.

Mustang Roush IMSA 1985 e Mustang GT3 Pintura Especial detalhe da frente dos carros vistos de cima no asfalto
Mustang Roush IMSA 1985 e Mustang GT3 Pintura Especial Foto: Ford/Divulgação

Mustang Roush IMSA 1985

O Mustang Roush GTO encerrou a temporada IMSA de 1984 em alta com uma vitória em Daytona de Willie T. Ribbs e Wally Dallenbach Jr., preparando o terreno para 1985. Naquele ano, o Mustang venceu nove corridas na IMSA. John Jones venceu o campeonato de pilotos, enquanto Lynn St. James garantiu três vitórias, tornando-se a primeira mulher a vencer na categoria e contribuindo para o título da Ford no campeonato de fabricantes.

Mustang Roush IMSA 1987

Nas 24 horas de Daytona de 1987, o Mustang Roush nº 11 pilotado por Tom Gloy, Bill Elliott, Lynn St. James e Scott Pruett conquistou o primeiro lugar na classe GTO.

Mustang Cobra Trans-Am 1997e Mustang GT3 Pintura Especial detalhe das traseiras dos carros estáticos no asfalto
Mustang Cobra Trans-Am 1997e Mustang GT3 Pintura Especial Foto: Ford/Divulgação

Mustang Cobra Trans-Am 1997

A temporada de 1997 da SCCA Trans-Am teve um desempenho dominante do Ford Mustang. Tommy Kendall, pilotando o Mustang Cobra Roush All-Sport, cravou 11 vitórias consecutivas, enquanto Mike Borkowski venceu as duas últimas corridas da temporada. Kendall garantiu o título de pilotos pelo terceiro ano consecutivo.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas