A Ferrari Roma Spider, o modelo mais recente da marca do cavalinho rampante, chegou oficialmente ao Brasil pelas mão do Grupo Via Itália. O conversível de dois lugares foi apresentado hoje no showroom Ferrari São Paulo e já foram vendidas 20 unidades, por R$ 3,75 milhões, que serão entregues até o final do ano.
Um dos charmes da Ferrari Roma Spider é a capota flexível com numerosas possibilidades de personalização e possibilidade de selecionar as costuras de forma contrastante. Como o teto bastante íngreme na parte posterior, foi preciso repensar o desenho da janela traseira para permitir a articulação do conjunto. O tempo de abertura e fechamento do teto é de 13,5 segundos, procedimento que pode ser realizado até à velocidade máxima de 60 km/h. Mas, se for para falar em tempo e velocidade, melhor detalhar o conjunto mecânico desse bólido.
Acelerando o conversível de dois lugares
A Ferrari Roma Spider traz sob o capô um V8 biturbo, com 3.885cm³ de cilindrada, que produz 628cv de potência e 77,5kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem, com oito velocidades, e a tração é traseira. A velocidade máxima é de 320km/h. Já a aceleração do repouso até os 100km/h dura 3,4 segundos. Achou rápido demais? Então espere 9,7 segundos para alcançar os 200km/h.
O bólido pesa 1.556 quilos (seco!), o que lhe dá a excelente relação peso/potência de 2,47 kg/cv. Além de leve, tendo o chassi em alumínio, o conversível tem uma distribuição de peso quase perfeita entre os eixos - 48% no dianteiro e 52% no traseiro -, resultando em um ótimo equilíbrio dinâmico (o motor é central dianteiro!) à Ferrari Roma Spider.
O interior da Ferrari Roma Spider
O interior é ao mesmo tempo esportivo, lembrando um cockpit, e confortável, com destaque para as várias telas: um quadro de instrumento digital de 10,5 polegadas, multimídia vertical de 8,4 polegadas e até uma tela exclusiva para o passageiro. O compartimento de bagagem tem 255 litros.
Os assentos esportivos são aquecíveis e ajustáveis em 18 posições. Para não sofrer com o frio, mas manter a capota aberta, afinal, trata-se de um conversível, a Ferrari Roma Spider conta como opcional com um aquecedor de pescoço.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!