UAI
Confirmado!

Leapmotor: confira os modelos de estreia da nova marca chinesa no Brasil

Stellantis, líder da joint venture com a startup chinesa Leapmotor, confirma chegada da marca ao Brasil ainda em 2024. Dois modelos estão confirmados

Publicidade
O SUV C10 já foi registrado no Inpi
O SUV C10 já foi registrado no Inpi Foto: Stellantis/Divulgação

A Stellantis confirmou a chegada de uma nova marca no mercado brasileiro. A Leapmotor, uma startup nascida da China e focada em veículos elétricos, chega ao país já no quarto trimestre de 2024. A linha de modelos do fabricante é considerada complementar ao portfólio das empresas tradicionais que compõem a Stellantis, com perfil mais acessível.

O plano global de lançamento da Leapmotor terá início na Europa - França, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal, Bélgica, Grécia, Romênia - a partir de setembro de 2024, com o apoio de executivos dedicados em cada país e 200 pontos de vendas até ao final do ano. No final de 2024 a marca chega ao Oriente Médio, África (Turquia, Israel e países franceses no exterior), Índia, Ásia-Pacífico (Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Malásia e Índia) e América do Sul (Brasil e Chile).

Stellantis confirmou o lançamento de uma nova marca no Brasil, a Leapmotor.
Leapmotor T03 é um urbano compacto do segmento A que promete espaço interno de segmento B Foto: Stellantis/Divulgação

Com quais modelos a marca estreia no Brasil?

Por enquanto, dois modelo foram anunciados para todos os mercados em que a Leapmotor vai atuar. O T03 é um hatch urbano compacto de cinco portas do segmento A, mas com espaço interno de segmento B. Sua autonomia é de 265 quilômetros (pelo ciclo WLTP).

O C10, um SUV de grande porte, é o primeiro produto global da Leapmotor. O modelo é baseado na arquitetura LEAP3.0, desenvolvida pelo próprio fabricante, com propulsão elétrica e baterias integradas à estrutura do veículo. De acordo com a Stellantis, sua autonomia é de 420 quilômetros (WLTP) e a classificação de segurança E-NCAP é de 5 estrelas.

Stellantis confirmou o lançamento de uma nova marca no Brasil, a Leapmotor.
Linha de produtos vai crescer nos próximos anos Foto: Stellantis/Divulgação

A parceria entre a Leapmotor e a Stellantis

“A criação da Leapmotor International é um grande avanço para ajudar a resolver a questão urgente do aquecimento global com modelos BEV de última geração que vão competir com as marcas chinesas existentes nos principais mercados em todo o mundo”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Aproveitando a nossa presença global, em breve seremos capazes de oferecer aos nossos clientes veículos elétricos com preços competitivos e centrados na tecnologia que irão exceder as suas expectativas. Sob a liderança de Tianshu Xin, foi desenvolvida uma estratégia global convincente para expandir rapidamente os canais de distribuição de vendas, impulsionando o crescimento da Leapmotor e gerando valor para ambos os parceiros”.

"A parceria entre Leapmotor e Stellantis marca um avanço na integração global da indústria de veículos elétricos inteligentes da China," afirmou Zhu Jiangming, Fundador, Presidente e CEO da Leapmotor. "Ao combinar a tecnologia avançada e os produtos da Leapmotor com o suporte da Stellantis em áreas como canais internacionais, serviços e marketing, buscamos oferecer uma experiência excepcional de direção e pilotagem com os produtos da Leapmotor. Acreditamos que essa parceria pode impulsionar a Leapmotor a se tornar uma respeitada empresa mundial de veículos elétricos inteligentes."

A formação da Leapmotor International B.V., uma joint venture 51/49 liderada pela Stellantis foi anunciada hoje. Com sede em Amsterdã, a equipe de gestão é chefiada pelo CEO Tianshu Xin, ex-executivo da Stellantis na China. Em outubro de 2023, as duas empresas anunciaram que a Stellantis investiria cerca de 1,5 bilhão de euros para adquirir aproximadamente 21% da Leapmotor, uma das três principais marcas chinesas de startups de veículos elétricos em 2023.

O acordo também previu a criação da Leapmotor International, que teria direitos exclusivos para exportação, venda e fabricação de produtos Leapmotor fora da China. Essa parceria tem como objetivo impulsionar as vendas da Leapmotor na China, aproveitando ao mesmo tempo a presença global da Stellantis para aumentar as vendas da marca em outras regiões.