UAI
Nova picape

BYD Shark: picape chinesa tem atributos para desbancar concorrência?

Modelo da marca chinesa apresentado no México é equipado com três motores que entregam 430cv de potência

Publicidade
Picape da marca chinesa foi lançada oficialmente no México
Picape da marca chinesa foi lançada oficialmente no México Foto: BYD/Divulgação

Após flagras e alguns segredos revelados, a BYD lançou no México a caminhonete média Shark, modelo que já está disponível no site da montadora no país latino-americano. Além de informações da motorização, também foram divulgados alguns detalhes da picape híbrida plugin. Sua estreia no Brasil está prevista para setembro e o modelo chegará para disputar espaço com as já conhecidas Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux – o preço será anunciado próximo ao lançamento no mercado nacional. 

BYD Shark terá três motores e grande autonomia

A picape da marca chinesa será montada na plataforma DMO Super Híbrida Off-road, também usada pela linha de SUVs da FangChengBao. A BYD Shark mede 5,45m de comprimento, 1,97m de largura e sua distância entre-eixos é de 3,26m. Já a caçamba tem capacidade de carga de 835kg ou 1.450 litros. 

A montadora chinesa não revelou todos os detalhes mecânicos, mas a caminhonete terá sistema híbrido plugin. A BYD Shark é equipada com um motor 1.5 turbo e outros dois propulsores elétricos que, em conjunto, entregam 430cv de potência, menos do que havia sido especulado – a expectativa era de entregar entre 480cv a 500cv. O modelo é 4x4, mas não há necessidade de eixo cardã e diferenciais central e traseiro. O torque das rodas na parte de trás da picape da BYD é entregue por um dos motores elétricos, enquanto os demais tracionam as rodas dianteiras. 

O site mexicano da BYD revela que a picape é capaz de acelerar de 0 a 100km/h em apenas 5,7 segundos – a Ford Ranger Raptor atinge a mesma velocidade em 5,8 segundos. A BYD Shark tem autonomia total de 840 quilômetros pelo ciclo de testes NEDC, mas no modo puramente elétrico a carga da bateria é suficiente para rodar por 100 quilômetros. A marca afirma que seu modelo utiliza o motor elétrico em 80% do tempo. A capacidade da bateria não foi divulgada, mas recarrega de 30% a 80% em 20 minutos e pode ser usada para alimentar eletrodomésticos. 

Conheça os equipamentos da BYD Shark

Interior da BYD Shark em preto com pequenos detalhes em laranja. A central multimídia está ligada e é possível ver fundo branco através do para-brisa e janelas laterais.
BYD Shark tem tela giratória, comum nos modelos da montadora Foto: BYD/Divulgação

A picape chinesa será bem equipada e traz painel de instrumento de 10,25 polegadas, central multimídia giratória de 12,8 polegadas – como nos Dolphin e Song Plus – e head-up display de 12 polegadas. A BYD Shark ainda tem câmera 360 graus, visão 180 graus sob o veículo, carregador wireless para smartphones, seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, entre outros.