Há quem pense que, quando deixa de ser produzido, um automóvel perde relevância no mercado. Esse raciocínio até tem lógica, mas o caso é que vários carros fora de linha mantêm grande importância entre os consumidores. E um levantamento da Zapay, fintech credenciada para operar junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e aos Detrans para ofertar a consulta e o pagamento de débitos de veículos, comprova isso.
A pesquisa, feita na própria base de dados da Zapay, revelou quais são os modelos mais populares entre os seus usuários. E o resultado é que os cinco primeiros lugares ficaram com carros fora de linha já há alguns anos.
Veja os 5 carros fora de linha que dominam as ruas
É importante destacar que o levantamento da Zapay é uma amostragem. Isso, porque o número total de de carros em circulação no país é bem maior: hoje já são mais de 115 milhões de veículos, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda segundo o órgão oficial, quase 50% dos domicílios têm ao menos um automóvel. Dito isso, confira os dados levantados pela fintech:
1º- Volkswagen Gol
Lançado no Brasil em 1980, o Volkswagen Gol liderou as vendas do mercado brasileiro durante 27 anos (entre 1987 e 2013). Assim, não surpreende que ele seja o mais popular na base de usuários da Zapay, representando 23% das placas cadastradas.
O Volkswagen Gol teve três linhagens distintas: a segunda estreou em 1994, e a terceira, em 2008. Porém, o mercado acabou designando reestilizações e atualizações como "gerações". Após 42 anos em produção, o Gol deixou de ser fabricado em 2022. Mesmo fora de linha, ainda é o mais vendido e exportado entre os carros nacionais.
2º- Fiat Palio
O Palio é o segundo modelo mais popular na base da fintech, sendo 13% das placas cadastradas. Lançado em 1996, chegou no Brasil justamente para concorrer com o Gol. A segunda geração veio em 2011, mas não fez tanto sucesso quanto a primeira e acabou convivendo com ela. Em 2014, o hatch foi líder de vendas no mercado brasileiro. Depois de quase 22 anos no mercado, em 2021, Fiat Palio também saiu de linha.
3º- Fiat Uno
Fechando o top 3, está o Fiat Uno, que detém o título de primeiro carro popular do Brasil, representando 12% da base. O hatch foi o primeiro 1.0 vendido no Brasil, o que o ajudou a registrar mais de 4 milhões de unidades vendidas durante a trajetória no país.
O modelo da segunda geração foi lançado em 2010 e deu continuidade a uma história que durou 37 anos. A produção do Uno foi encerrada quase simultaneamente à do Palio: ambos os carros entraram para o grupo dos fora de linha em 2021.
4º- Chevrolet Corsa
Em seguida, está o Corsa, da Chevrolet, com 9%. Em janeiro de 2024, completam-se exatos 30 anos desde o lançamento do modelo no Brasil, que ocorreu em 1994. Na época, o compacto causou furor no mercado, graças ao design moderno e ao interior sofisticado para um popular. Em 2002, chegou a segunda safra. Já 2012 foi marcado pelo encerramento da produção, que acontecia em São José dos Campos (SP).
5º- Chevrolet Celta
Em quinto lugar, representando 7%, vem o Chevrolet Celta. Lançado oficialmente em 2000, o modelo recebeu várias versões ao longo de seus quase 15 anos de história no Brasil e foi um dos responsáveis por potencializar as vendas da montadora no país. Fora de linha desde 2015, o modelo fecha o levantamento dos carros mais comuns do país.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!