UAI
VEJA OS NÚMEROS

Carros fora de linha são os mais comuns no país, diz estudo

Levantamento revela que cinco veículos que saíram de linha há anos ainda são figuras fáceis nas ruas

Publicidade
Carros fora de linha ainda têm público fiel
Carros fora de linha ainda têm público fiel Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A.Press

Há quem pense que, quando deixa de ser produzido, um automóvel perde relevância no mercado. Esse raciocínio até tem lógica, mas o caso é que vários carros fora de linha mantêm grande importância entre os consumidores. E um levantamento da Zapay, fintech credenciada para operar junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e aos Detrans para ofertar a consulta e o pagamento de débitos de veículos, comprova isso.

A pesquisa, feita na própria base de dados da Zapay, revelou quais são os modelos mais populares entre os seus usuários. E o resultado é que os cinco primeiros lugares ficaram com carros fora de linha já há alguns anos.

Veja os 5 carros fora de linha que dominam as ruas

É importante destacar que o levantamento da Zapay é uma amostragem. Isso, porque o número total de de carros em circulação no país é bem maior: hoje já são mais de 115 milhões de veículos, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda segundo o órgão oficial, quase 50% dos domicílios têm ao menos um automóvel. Dito isso, confira os dados levantados pela fintech:

1º- Volkswagen Gol 

Volkswagen Gol vermelho de frente em área de natureza
Volkswagen Gol foi líder de vendas durante 27 anos Foto: Foto: VW / Divulgação

Lançado no Brasil em 1980, o Volkswagen Gol liderou as vendas do mercado brasileiro durante 27 anos (entre 1987 e 2013). Assim, não surpreende que ele seja o mais popular na base de usuários da Zapay, representando 23% das placas cadastradas.

O Volkswagen Gol teve três linhagens distintas: a segunda estreou em 1994, e a terceira, em 2008. Porém, o mercado acabou designando reestilizações e atualizações como "gerações". Após 42 anos em produção, o Gol deixou de ser fabricado em 2022. Mesmo fora de linha, ainda é o mais vendido e exportado entre os carros nacionais. 

2º- Fiat Palio

 Fiat Palio Way vermelho, de frente, em movimento em via de calçamento
Primeira geração do Palio fez mais sucesso que a segunda Foto: Studio Cerri/Fiat/Divulgação

O Palio é o segundo modelo mais popular na base da fintech, sendo 13% das placas cadastradas. Lançado em 1996, chegou no Brasil justamente para concorrer com o Gol. A segunda geração veio em 2011, mas não fez tanto sucesso quanto a primeira e acabou convivendo com ela. Em 2014, o hatch foi líder de vendas no mercado brasileiro. Depois de quase 22 anos no mercado, em 2021, Fiat Palio também saiu de linha.

3º- Fiat Uno 

Fiat Uno Sporting 1.4 2015 azul, de frente, em movimento por via urbana, com prédios históricos ao fundo
Uno foi um dos grandes sucessos da Fiat no Brasil Foto: Fiat/Divulgação

Fechando o top 3, está o Fiat Uno, que detém o título de primeiro carro popular do Brasil, representando 12% da base. O hatch foi o primeiro 1.0 vendido no Brasil, o que o ajudou a registrar mais de 4 milhões de unidades vendidas durante a trajetória no país.

O modelo da segunda geração foi lançado em 2010 e deu continuidade a uma história que durou 37 anos. A produção do Uno foi encerrada quase simultaneamente à do Palio: ambos os carros entraram para o grupo dos fora de linha em 2021.

4º- Chevrolet Corsa

Chevrolet Corsa Premium 1.4 Econoflex cinza de lateral em movimento no asfalto
Chevrolet Corsa 1.4 Premium Econoflex, uma boa opção no mercado de usados Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

Em seguida, está o Corsa, da Chevrolet, com 9%. Em janeiro de 2024, completam-se exatos 30 anos desde o lançamento do modelo no Brasil, que ocorreu em 1994. Na época, o compacto causou furor no mercado, graças ao design moderno e ao interior sofisticado para um popular. Em 2002, chegou a segunda safra. Já 2012 foi marcado pelo encerramento da produção, que acontecia em São José dos Campos (SP).

5º- Chevrolet Celta 

Chevrolet Celta LT 2012 vermelho, visto de frente, estacionado em praia
Celta saiu de linha em 2015 Foto: Fabio Gonzalez/Chevrolet/Divulgação

Em quinto lugar, representando 7%, vem o Chevrolet Celta. Lançado oficialmente em 2000, o modelo recebeu várias versões ao longo de seus quase 15 anos de história no Brasil e foi um dos responsáveis por potencializar as vendas da montadora no país. Fora de linha desde 2015, o modelo fecha o levantamento dos carros mais comuns do país.