UAI
INDÚSTRIA

Chuvas no RS paralisam produção em fábricas da Volkswagen

Multinacional protocola férias coletivas a partir do próximo dia 20 em três unidades industriais, devido a problemas de abastecimento

Publicidade
Volkswagen deve suspender atividades em três fábricas, todas localizadas no estado de São Paulo
Volkswagen deve suspender atividades em três fábricas, todas localizadas no estado de São Paulo Foto: Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen protocolou férias coletivas para funcionários das fábricas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, todas localizadas no estado de São Paulo. Embora estejam distantes da região atingida pelas chuvas, as três unidades enfrentam problemas de abastecimento devido aos estragos causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

As atividades deverão ser suspensas a partir do dia 20 de maio. Nas fábricas da Volkswagen de Anchieta, em São Bernardo do Campo, de onde saem Virtus, Nivus e Saveiro, e de Taubaté, onde ocorre a produção do Polo Track, o período de férias coletivas deverá durar 10 dias. Já na unidade de São Carlos, que manufatura motores, a pausa será ligeiramente mais longa, chegando a 11 dias.

Ao contrário das demais fábricas, o complexo industrial da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), não sofrerá interrupções na produção. Apesar de estar mais próxima aos locais atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul, a unidade seguirá sendo abastecida com componentes e insumos. Das instalações paranaenses, sai o SUV T-Cross, que, por sinal, está prestes a passar por uma reestilização

Chuvas no RS já paralisaram outras fábricas

Fábrica da GM paralisa devido chuvas no Rio Grande do Sul
Fábrica da GM está paralisada devido às chuvas no Rio Grande do Sul Foto: GM/Divulgação

Além da Volkswagen, outras multinacionais do setor automobilístico precisaram paralisar as atividades em fábricas devido aos estragos causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Uma delas foi a General Motors (GM), que suspendeu a produção na unidade industrial de Gravataí (RS). As instalações não foram atingidas pela água, mas, além das dificuldades logísticas, vários funcionários estão impedidos de trabalhar. De lá, saem os veículos Chevrolet Onix e Onix Plus.

Situação mais grave ocorreu em um centro de distribuição da Toyota em Guaíba (RS). O local, que foi diretamente afetado pelas enchentes, é uma espécie de entreposto logístico e recebe os modelos Hilux e SW4 produzidos em Zárate, na Argentina. 

Já outra que não está localizada no Rio Grande do Sul, mas sofre indiretamente os efeitos das chuvas é uma fábrica do grupo Stellantis em Córdoba, na Argentina. Devido a dificuldades envolvendo entregas de fornecedores situados no Sul do Brasil, as atividades no local estão suspensas desde o último dia 7. A unidade fornece o Fiat Cronos para o mercado nacional.