A chegada de um Duster à redação do Vrum fez com que a equipe 'matasse' a saudade de um item que está em extinção: o farol de milha. Até mesmo no SUV da Renault, mais parece que esse equipamento foi colocado muito mais para evidenciar o visual fora de estrada do que para reforçar a iluminação. E esse modelo também estava equipado com faróis de neblina.
Olhando para a foto que abre essa matéria, você sabe falar qual a diferença entre os faróis de neblina e os faróis de milha?
Farol de milha pode ofuscar os demais motoristas
Vamos começar falando sobre os faróis de milha, antes que eles desapareçam de vez do mercado. Esse farol auxiliar tem a mesma função dos faróis altos do seu carro, e, justamente por esse motivo, já não são muito usados. Como esse equipamento era frequentemente instalado junto ao para-choque dianteiro, quase sempre é confundido com faróis de neblina.
O facho do farol de milha concentra sua iluminação em profundidade e com pouca abertura lateral. O objetivo é enxergar longe. Por esse motivo, ao cruzar com outros veículos ou ao se aproximar de um veículo que se desloca no mesmo sentido, é preciso desligar o equipamento para não ofuscar a visão dos demais motoristas.
Os faróis de neblina
Os faróis de neblina foram pensados para auxiliarem sob nevoeiro, mas também podem ajudar em dias de chuva. O facho luminoso emitido por esse farol auxiliar é rasteiro, ou seja, próximo do carro, e com grande abertura, para iluminar
entre a faixa central e o acostamento.
A intensidade da iluminação também não é tão alta como a do farol de milha. Na verdade, o farol de neblina costuma iluminar menos que o farol principal. Por esse motivo, a não ser que esteja desregulado, essa iluminação auxiliar não costuma ofuscar os demais motoristas.
Lanternas de neblina incomodam na cidade
Mas, se tem uma iluminação de nevoeiro que incomoda os demais motoristas é a lanterna de neblina. Esta luz, localizada na traseira, serve para deixar o veículo mais visível em condições adversas como neblina ou chuva pesada. Para isso, tem intensidade muito alta. Agora imagine você atrás de um carro desse, com a lanterna de neblina ligada, por muitos quilômetros estrada afora, ou “trancado” num engarrafamento?
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!