A Toyota confirmou o lançamento de uma versão totalmente elétrica de sua famosa picape Hilux, prevista para chegar ao mercado em 2025. A japonesa vem sendo bem cautelosa com sua abordagem adotada até agora em relação aos veículos totalmente elétricos.
Diferente de outras montadoras que têm investido pesadamente na eletrificação de suas frotas, a Toyota optou por um caminho mais “conservador”, priorizando a tecnologia híbrida.
O presidente Akio Toyoda manifestou ceticismo quanto ao domínio dos elétricos a bateria, prevendo que eles não ultrapassarão 30% de participação de mercado em um futuro próximo. Mas a crescente pressão por veículos de emissão zero e a demanda de mercado parecem ter levado a Toyota a expandir pouco a pouco sua linha de elétricos puros.
Detalhes da nova Hilux Elétrica
O anúncio recente destaca que a Hilux Revo BEV, nome dado à versão elétrica da picape, começará a ser produzida no final de 2025. A produção será realizada na Tailândia, um mercado estratégico para a Toyota, onde as picapes representam mais de 50% das vendas de veículos. Este país do sudeste asiático também será o palco da fabricação da concorrente direta da Hilux elétrica, a Isuzu D-Max elétrica.
Ainda não temos detalhes de todas as especificações técnicas da nova Hilux, mas a Toyota mencionou anteriormente que o alcance esperado é de aproximadamente 200 quilômetros com uma única carga.
Considerado modesto para os padrões atuais, esta autonomia gera preocupação sobre a viabilidade da picape elétrica para usos mais exigentes, como o transporte de cargas pesadas.
Pras Ganesh, vice-presidente executivo da Toyota Motor Asia, falou sobre esses desafios em uma entrevista recente. Segundo Ganesh, aumentar a capacidade da bateria para estender a autonomia resultaria em um aumento significativo no peso do veículo, o que comprometeria sua capacidade de carga.
Com isso, surge um dilema que os engenheiros da Toyota vão precisar resolver para balancear autonomia sem sacrificar a funcionalidade essencial da Hilux.
O Futuro da Hilux
A montadora não esclareceu muito bem se a Hilux Revo BEV será baseada na atual geração do modelo ou será totalmente nova.Também não há previsões para a chegada da picape na América do Sul.
Além da Hilux elétrica, a Toyota também tem explorado outros conceitos de picapes a bateria. No Japan Mobility Show de 2023, a empresa revelou o conceito EPU, uma caminhonete com construção monobloco e dimensões comparáveis à Fiat Toro.
Outro destaque foi o IMV-0, uma picape modular que já está disponível em alguns mercados com motores a combustão, sob o nome Hilux Champ, e que pode indicar futuras versões elétricas.
Implicações para o Mercado Global
O lançamento da Hilux elétrica na Tailândia e sua potencial exportação para outros mercados refletem uma estratégia mais ampla da Toyota para competir no crescente segmento de veículos elétricos.
A escolha da Tailândia como centro de produção mostra a importância do mercado asiático para a Toyota e o papel das picapes nas vendas da região.
A introdução de uma Hilux elétrica também coloca a Toyota em linha com as tendências globais de eletrificação e pode ajudar a melhorar sua imagem em termos de sustentabilidade. Com a concorrência aumentando, a capacidade da Toyota de equilibrar inovação tecnológica com a tradição robusta de seus veículos será crucial para o sucesso da Hilux elétrica.
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