UAI
MERCADO

Fiat Cronos voltará a ter quatro airbags, mas só em 2025

Sedan deixou de oferecer esses equipamentos de segurança há cerca de dois anos

Publicidade
Fiat Cronos
Fiat Cronos Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Talvez você não se lembre, mas, quando foi lançado no Brasil, o Fiat Cronos disponibilizava airbags laterais. Esses itens eram opcionais na então versão top de linha Precision e chegaram a ser oferecidos, também à parte, na HGT, ambas equipadas com o extinto motor 1.8 E.torQ. Porém, as bolsas laterais sumiram junto com essas duas configurações, a partir da linha 2023. Desde então, a opção mais requintada é a Precision 1.3, que traz apenas os airbags frontais. Porém, isso deve mudar.

De acordo com um anúncio feito durante a entrevista coletiva de lançamento do Fiat Fastback na Argentina, o Cronos voltará a oferecer os airbags laterais. Entretanto, isso não ocorrerá de imediato: a previsão é que os equipamentos de segurança retornem ao sedan no ano que vem, junto com uma reestilização que marcará a chegada da linha 2026.

Essa informação foi revelada em primeira mão pelo Motor1 Argentina. Como a produção do Fiat Cronos ocorre na fábrica de Córdoba, no país vizinho, mudanças realizadas por lá acabam chegando também ao Brasil. Ainda não está claro, porém, se os airbags laterais equiparão toda a gama ou apenas as versões mais caras, ou ainda se esses itens serão opcionais ou de série. 

Fiat Cronos 1.3 CVT 2023 vermelho, de traseira, em movimento em rodovia duplicada
Fiat Cronos é produzido na Argentina e chega ao Brasil via importação Foto: Jorge Lopes/EM/D.A.Press

Nesse ponto, vale lembrar que todos os concorrentes diretos já disponibilizam ao menos quatro airbags de série, de modo que o Fiat Cronos etá em desvantagem quanto à oferta desses equipamentos. Vale lembrar que, em 2021, tanto o sedan quanto o Argo receberam notra zero no crash test realizado pelo Latin Ncap. Assim, as bolsas laterais se fazem bastante necessárias, ainda que, até o momento não existam informações se tais itens chegarão também ao hatch. 

Junto com os airbags laterais, o Fiat Cronos deverá receber também outros equipamentos. O Motor1 Argentina menciona até a possibilidade de o sedan passar a oferecer o motor 1.0 turbo conhecido como T200, sempre associado a um câmbio automático do tipo CVT. de acordo com a publicação, tais alterações devem manter o sedan competitivo por mais alguns anos.

Fiat Cronos está entre os mais vendidos do mercado

Mesmo sem os airbags laterais, o Fiat Cronos vem apresentando bom desempenho comercial no Brasil. De acordo com o levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o modelo é o quarto sedan mais vendido do país, com 6.869 unidades emplacadas de janeiro a abril deste ano. À frente dele, vêm Chevrolet Onix Plus, Toyota Corolla e Volkswagen Virtus, nessa ordem.