Já em fase final de testes e prestes a entrar na linha de montagem, o Guepardo, veículo off-road totalmente desenvolvido no Brasil, passa por um ajuste fino na suspensão e nos amortecedores. Engenheiros da empresa cearense Adventures Off Road estão submetendo o modelo a terrenos de baixa aderência: o objetivo é que o URV (Utility Recreational Vehicle, ou simplesmente Veículo Recreativo Utilitário, em português) seja plenamente capaz de superar os desafios das trilhas.
Os amortecedores foram desenvolvidos em conjunto entre a empresa nacional OffShox e a fabricante do Guepardo durante aproximadamente dois anos. Segundo o diretor de engenharia da Adventures Off Road, Moacir Braga, o foco é a segurança. “Estamos na fase final para a validação do produto; os testes foram muito satisfatórios, com muita lama, para verificar as condições de utilização como o motorista fará, em ação, e chegamos a um produto bem equilibrado”, afirma.
O engenheiro mecânico Demetrius Tomasi explica que esse cenário com vários desafios off-road foi ideal para os testes com o Guepardo. "As mudanças feitas elevaram a performance, e os ajustes deixaram o veículo copiando bem a pista; ficou bem confortável, o que nos deixou bem satisfeitos”, diz.
O projeto do Guepardo mescla características de diferentes tipos de veículos: SUV, Buggy, UTV e Jipe. O foco é priorizar as capacidades de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares, mas sem deixar de lado a desenvoltura para circular também em terrenos pavimentados.
Após a fase final de ajustes, a previsão é que o veículo entre na linha de montagem até o final de maio ou, no máximo, no início de junho, de acordo com Braga. As reservas continuam a ser feitas pelo site da Adventures Off Road. O modelo é oferecido em duas configurações: a G200, com dois lugares, e a GH400, para quatro ocupantes. Confira os preços do Guepardo:
- Guepardo G200 (carroceria de dois lugares, com duas portas): R$ 235mil
- Guepardo G400 (carroceria de quatro lugares, com quatro portas): R$ 245mil
Como é o Guepardo?
Tanto na configuração G200 quanto na G400, o Adventures Off Road Guepardo não pode ser emplacado. Assim, o veículo destina-se unicamente ao uso em áreas rurais ou particulares. Confira os principais dados técnicos:
- Motor: Volkswagen EA111 1.6, turbo, a gasolina
- Potência: 121 cv a 5.250 rpm
- Torque: 18,5 kgfm a 2.500 rpm
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Tanque: 40 litros
- Peso: 1.250 kg
- Confira mais conteúdos do Vrum no YouTube e no Dailymotion!