UAI
Queda na gasolina

Carros elétricos afetarão demanda de gasolina nos EUA e China

Previsões para 2024 já indicam uma estagnação na demanda por gasolina nos mercados dos Estados Unidos e da China por influência do aumento dos carros elétricos e híbridos plugin

Publicidade
Com o aumento do percentual de etanol na gasolina, quem paga o prejuízo é o consumidor
Com o aumento do percentual de etanol na gasolina, quem paga o prejuízo é o consumidor Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Mesmo com uma desaceleração nas vendas globais, apesar de no Brasil ter aumentado a quantidade de carros elétricos em circulação e as vendas contínuas, especialmente na China já estão afetando a demanda por gasolina.

De acordo com a agência Reuters, a demanda global por gasolina continua a crescer, mas esse aumento será neutralizado nos Estados Unidos e na China devido ao avanço dos veículos elétricos. Este é o primeiro impacto claro no consumo por gasolina provocado pela eletrificação dos carros. 

 

Na China, a previsão de consumo de gasolina para 2024 é de 340 mil barris diários, uma redução expressiva em comparação aos 700 mil barris diários registrados no ano passado. 

Um analista destaca que a demanda chinesa por gasolina deve crescer apenas 10 mil barris por dia, devido à maior adoção dos veículos elétricos. A China verá suas refinarias exportando gasolina e diesel para outros países da Ásia em 2025, devido à menor demanda em seu território. 

Nos EUA, o impacto é similar, com apenas 11% das vendas de automóveis correspondendo a carros eletrificados. Na Europa, essa porcentagem sobe para 25%, enquanto na China atinge impressionantes 45%, em um mercado que vende anualmente cerca de 25 milhões de veículos. 

Impacto da pandemia 

A pandemia da Covid-19 também teve um papel importante, pois impulsionou a busca por carros elétricos nos EUA e, especialmente, na China. Uma das hipóteses para esse acontecimento foi a mudança de comportamento nos donos de automóveis, já que a pandemia reforçou a importância da saúde pública e meio ambiente.

Muitas pessoas começaram a ter mais consciência do valor de um ar mais limpo e menos poluído. Por isso, começaram a buscar opções mais sustentáveis e ambientalmente amigáveis. Isso aumentou o interesse por carros elétricos, que são vistos como uma escolha que afeta menos o meio ambiente.

O avanço dos veículos elétricos está reformulando o mercado global de combustíveis e terá impactos significativos nas grandes economias, como a dos EUA e da China. Representa um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para as indústrias de energia e automobilística, exigindo adaptações e inovações contínuas para se alinhar a uma demanda em constante evolução. (Fonte: Reuters)